Prefeitura realiza 3ª Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária

Evento da Coordenadoria Executiva de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária ocorreu no último sábado (3), na ETEC Anna de Oliveira Ferraz

Fotógrafo: Tetê Viviani
06/08/2024 - 01h27

A Coordenadoria Executiva de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Araraquara, realizou no último sábado (3), na ETEC Anna de Oliveira Ferraz, a 3ª Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária. O evento contou com parceria da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.

Com o tema central "Economia Popular e Solidária como Política Pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, o encontro foi uma etapa preparatória para a 4ª Conaes (Conferência Nacional de Economia Solidária), que será realizada em 2025, em Brasília, com o tema “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”

Presente na solenidade de abertura, o prefeito Edinho destacou a participação de gestores, empreendedores solidários, entidades do setor e sociedade civil na conferência, que é o espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva das políticas públicas voltadas à organização da economia criativa e solidária em Araraquara. O prefeito também enfatizou que Araraquara é destaque quando falamos em Economia Criativa e Solidária com o programa Coopera Araraquara, que beneficia diretamente cerca de 500 pessoas, oferecendo alternativas socioeconômicas através da economia solidária; o Programa Municipal de Estímulo às Startups, que incentiva o desenvolvimento econômico e a inovação com auxílio financeiro para startups, e o Edital de Chamamento Público 01/2024, que seleciona projetos para a melhoria de serviços e produtos de cooperativas e empreendimentos solidários. Essas iniciativas, segundo ele, são fundamentais para o fortalecimento do cooperativismo em Araraquara.

“Parabenizo o trabalho da Coordenadora de Trabalho e Economia Solidária, Camila Capacle, que junto da presidenta do COMTECS, Vívian Pacheco, e todos os servidores, auxiliam 13 empreendimentos incubados pela IPECS: 7 cooperativas, 3 associações e 3 novos empreendimentos que estão em formação. O Programa Coopera Araraquara venceu a categoria Inclusão Produtiva da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2023/2024, tornando Araraquara finalista na 12ª edição nacional do prêmio”, relembrou.

Araraquara também promove várias feiras de economia criativa que são fundamentais para a cidade, como a Feira de Artesanato do Choro das Águas, RolêFeira, Feira do Pôr do Sol, Feira Pets & Veg, Feira Tô em Casa, GiraFeira, Feira do Botânico e Encontro de Brechós.

“Essas feiras são grandes oportunidades para nossos empreendedores locais mostrarem seu talento e inovação. E as cooperativas são essenciais, porque promovem a horizontalidade nas relações de trabalho, onde todos têm voz e participam das decisões. Isso fortalece a união, a responsabilidade coletiva e garante que os frutos do trabalho sejam distribuídos de maneira justa entre todos”, concluiu o prefeito.

O vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, também ressaltou o programa Coopera Araraquara.

“Trabalhamos forte em nossa cidade com a economia solidária associada ao cooperativismo e, a partir daí, promovemos políticas públicas que são referência para outros municípios. Apostamos em iniciativas que visam a expansão de empreendimentos econômicos solidários e, consequentemente, a diminuição do desemprego, da desigualdade social e a geração de emprego e renda. Isso é motivo de muito orgulho para nós que participamos desse trabalho.  Nosso objetivo aqui é unir diferentes realidades e construir propostas eficazes, visando a construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável para todos”, declarou Damiano.

Também falaram aos presentes na cerimônia de abertura da 3ª Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária, Julia da Silva Gutierrez Ruiz, representando entidades de fomento e universidades de Araraquara; Elaine Alves; representando os empreendimentos econômicos solidários de Araraquara; Vivian Pacheco, presidente do COMTECS; Camila Capacle, coordenadora executiva de Trabalho e Economia Solidária, e Nathália Rigolin, coordenadora executiva de Participação Popular.

Na conferência municipal, foram eleitos os os delegados que participarão das etapas estadual, em novembro, em São Paulo, e nacional, em abril, em Brasília.