Matão consegue credenciamento SUS para hemodiálise

O Hospital “Carlos Fernando Malzoni, da cidade de Matão, foi credenciado pelo Ministério da Saúde

27/04/2011 - 02h18

O Hospital “Carlos Fernando Malzoni, da cidade de Matão, foi credenciado pelo Ministério da Saúde para prestar serviço de hemodiálise por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). A informação é do deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva que vinha trabalhando a demanda junto ao Ministro da Pasta, Alexandre Padilha a pedido do prefeito Adauto Scardoelli e do vereador, Ademir de Souza. Atualmente, cerca de 40 pacientes SUS se deslocam em dias alternados (pelo menos três vezes por semana) de Matão para Araraquara ou outras cidades como Ribeirão Preto e Rio Preto para as sessões. A portaria, confirmando o credenciamento, foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, dia 26.
“A hemodiálise é um procedimento médico complexo, que exige equipamentos e cuidados especiais. O deslocamento frequente para o tratamento desgasta e fragiliza ainda mais os pacientes que sofrem de insuficiência renal. Essa, com certeza, é uma grande conquista do povo matonense. Significa melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e também dos familiares”, disse Edinho. O parlamentar levou ao conhecimento do Ministro da Saúde as dificuldades vivenciadas pelos pacientes SUS de Matão durante reunião da Bancada do PT realizada na capital no final do mês de março e reforçou o pedido em atividade na última semana, em Barretos. \"Quero aqui registrar e agradecer a sensibilidade do Ministro Padilha, do Governo da Presidenta Dilma, que tem feito uma gestão brilhante\", ressaltou o deputado.
O Hospital, que investiu quase R$ 1 milhão na construção da unidade de hemodiálise, aguardava há pelo menos um ano pelo credenciamento e início das operações ambulatoriais. De acordo com o vereador petista, Ademir de Souza, o serviço será regional e vai contemplar pacientes de cidades vizinhas como Dobrada, Santa Ernestina e Taquaritinga que também se deslocavam para Araraquara, reduzindo assim, o tempo de viagem e o desconforto. “A expectativa é que dentro de um mês o serviço esteja em funcionamento. Agradecemos muito o empenho do Edinho junto ao Ministro”, disse Souza.
A unidade de hemodiálise de Matão dispõe de 14 máquinas, sendo uma reservada aos portadores de vírus HIV e outras duas aos portadores de hepatite B e C. A capacidade é para atendimento de 90 pacientes. “Mas temos estrutura para ampliação”, explica a administradora do Hospital, Denise Minelli. Cinco nefrologistas, cinco técnicos de enfermagem e dois enfermeiros compõem a equipe multidisciplinar do setor, além dos profissionais de apoio como psicólogo, nutricionista e assistente social. 
O prefeito de Matão e a Direção do hospital comemoram a conquista. “Edinho ajudou no sentido de agilizar e fazer tudo que fosse necessário para colocar o serviço em funcionamento. É uma vitória dos pacientes do ponto de vista operacional, pela capacidade e qualidade do setor, e humano, já que as viagens causavam muito desgaste aos pacientes”, disse Adauto Scardoelli. Segundo ele, a Prefeitura continuará garantindo o transporte dos pacientes da hemodiálise, agora de suas residências até o Hospital.
Edinho ratificou seus compromissos com a região e colocou seu mandato à disposição. “O mandato na Assembleia é um instrumento para que eu possa seguir trabalhando na defesa dos interesses da comunidade. Quero ser um interlocutor dos assuntos que pautam a nossa região, uma das mais importantes do estado de São Paulo”.