Atividades voltadas para divulgação da Lei Maria da Penha e da rede de atendimento às mulheres em situação violência começam nesta quinta-feira (15)
14/08/2024 - 21h58
A Prefeitura de Araraquara, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, realiza uma programação especial de 15 a 31 de agosto para marcar o Agosto Lilás, visando a divulgação da Lei Maria da Penha e a rede de atendimento às mulheres em situação de violência existente no município, além dos telefones de denúncia como 190, 180 e o telefone de plantão 24 horas do Centro de Referência da Mulher, o (16) 99762-0697, além do aplicativo SOS Mulher da Polícia Militar.
Com o tema “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Lei Maria da Penha: 18 anos de lutas”, a programação de 2024 conta com várias atividades, incluindo rodas de conversa, palestras e oficinas, atingindo públicos diversos como estudantes, trabalhadoras têxteis, mulheres da zona norte e da zona sul de Araraquara, assim como moradoras da cidade de Gavião Peixoto. Confira a programação abaixo.
Agosto Lilás é uma campanha nacional que busca mobilizar toda a sociedade para a conscientização sobre o grave problema da violência contra a mulher, em especial a violência doméstica e familiar. É uma mobilização que acontece no mês de agosto porque é o mês de aniversário da Lei Maria da Penha, considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das três leis mais avançadas do mundo em garantia de direitos das mulheres.
Não obstante os avanços conquistados, o Brasil ainda apresenta altos índices de violência contra as mulheres. Segundo a Agência Patrícia Galvão, uma mulher ou menina é estuprada a cada 10 minutos, três mulheres são vítimas de feminicídio a cada 1 dia, uma travesti ou mulher trans é assassinada no país a cada 2 dias e 26s mulheres sofrem agressão física por hora
Em 2023, o Centro de Referência da Mulher (CRM), serviço municipal especializado no atendimento às mulheres em situação de violência registrou 1.919 atendimentos, incluindo os encaminhamentos para a Casa Abrigo “Alaíde Aparecida Kuranaga” e a Casa das Margaridas “Yasmin da Silva Neri”.
A violência contra a mulher é considerada um crime subnotificado e, segundo o Mapa Nacional da Violência de Gênero, a subnotificação dos casos de violência doméstica e familiar é da ordem de aproximadamente de 61%. Dessa forma, campanhas de mobilização social como a do Agosto Lilás são de fundamental importância para que as mulheres possam quebrar o silêncio e acessarem a rede de proteção.
PROGRAMAÇÃO
Palestra – Violência doméstica e familiar contra a mulher: a Educação como o caminho fundamental na prevenção
Palestrantes: Grasiela Lima e Laís de Conti
Data/Horário: 15/08 – 19h10
Data/Horário: 16/08 -15h
Data/Horário: 20/08 – 19h10
Local: Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA)
Palestra – Violência Doméstica e a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência em Araraquara
Palestrantes: Grasiela Lima e Laís De Conti
Data: 21/08
Horários: 5h, 8h e 16h
Local: Fábrica de Meias Lupo
Oficina – Marias que reconstroem a autoestima e tomam as rédeas da própria vida
Responsável: Jaqueline Franco
Data: 24/08
Horário: 9h
Local: Centro de Referência da Mulher (CRM)
Palestra – 18 anos da Lei Maria da Penha: avanços e obstáculos no enfrentamento à violência contra as mulheres
Palestrantes: Grasiela Lima, Laís De Conti e Amanda Pires
Data: 26/08
Horário: 9h
Local: Espaço do Saber (Gavião Peixoto)
Roda de Conversa – A vida começa quando a violência termina: diálogos sobre a Lei Maria da Penha e o Aplicativo SOS Mulher
Mediadoras: Simone Brazilio e Thaís Minale
Data: 27/08
Horário: 9h3
Local: Casa da Mulher Paulista (Jd. Adalberto Roxo)
Oficina – Era uma vez uma pequena sereia... Ou quando o silenciamento das mulheres impede sua libertação
Organização: Grupo Vivências Mulheres – Saúde Mental e Autocuidado
Psicólogas responsáveis: Tânia Capel e Josilene da Costa
Data: 27/08
Horário: 18h30
Local: Centro de Referência da Mulher (CRM)
Roda de Conversa – Os Direitos das Mulheres e a Lei Maria da Penha: várias histórias, uma luta
Mediadoras: Grasiela Lima, Laís de Conte e Alessandra Laurindo
Palestrante: Vanessa de Oliveira (advogada)
Data: 31/08
Horário: 10h
Local: Residencial dos Oitis – Quiosque (CECAP)