Ciclismo intensifica treinos para prova Troféu Anésio Argenton

Entre outras competições da temporada, atletas da Fundesport também competem em circuitos de mountain bike

Fotógrafo: FPC
14/08/2024 - 22h04

A equipe de ciclismo da Fundesport treina com intensidade há vários dias para as disputas do Troféu Anésio Argenton, de ranking paulista, que será realizada neste domingo (18), em Araraquara, pela 4ª etapa da Copa São Paulo da modalidade, em comemoração aos 207 anos do município.


Com a expectativa de atrair mais de cem ciclistas de várias regiões do Estado de São Paulo e do Brasil, a prova será disputada com diversas categorias, a partir das 8h30, na Avenida Maria A.C. de Oliveira, ou Via Expressa.


O circuito da Expressa, de 3.560 metros de extensão - entre o Posto Pirâmides e o Terminal Central de Integração -, ficará interditado entre as 7h e as 13h de domingo para a realização da prova.


O técnico e atleta da equipe da Fundesport, João Mantovani, reitera que a disputa do Troféu Anésio Argenton em Araraquara é uma das mais tradicionais no calendário paulista e brasileiro e, por isso, atrai  grande número de ciclistas a cada edição, em agosto.


Vale ressaltar que a preparação dos atletas araraquarenses inclui a Volta Ciclística do Grande ABC, de ranking nacional, que será realizada no dia 15 de setembro, envolvendo cidades próximas da capital paulista.


Também vale destacar que ao longo da temporada, ciclistas da Fundesport também disputam provas em circuitos de mountain bike como preparação para as outras competições.


Foi o caso de Geraldo Cerniato Jr., que disputou a prova Brasil Ride, no último dia 31 de julho, em Bonito –MS, e conquistou o 2º lugar no pódio, pela categoria máster A2.

 

Maior ciclista

Nunca é demais lembrar: o homenageado deste domingo, dia 18, Anésio Argenton, continua sendo o maior ciclista de provas de pista do País, já que é detentor do melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas, obtido em Roma, em 1960.


O atleta também conquistou a única medalha de ouro em Jogos Panamericanos para o Brasil - em Chicago, em 1959 -, entre outras premiações. Argenton nasceu em Boa Esperança do Sul, em 1931, e se mudou para Araraquara com oito anos de idade. Ele faleceu em 2011, também em Araraquara, aos 80 anos.