SESC Araraquara inaugura exposição “Contato” de sensibilização sobre a AIDS

26/11/2011 - 04h03

1º de dezembro é uma data de grande comoção: eleito pela Organização Mundial da Saúde como o Dia internacional da luta contra a AIDS, gera manifestações ao redor do globo que possuem o intuito de alertar a população acerca de seus riscos de contagio e promover a proteção contra a doença. No Brasil, o SESCSP é um dos incentivadores desse movimento: mobilizando muitas de suas unidades, oferece uma programação diversificada com bate-papos, oficinas, workshops e espetáculos sobre o tema.
Em 2011, o tema da campanha é “Getting to Zero” – ou, em português, “Chegando a Zero”. Essa idéia representa não apenas a vontade de impedir novos contágios, mas também a necessidade de romper com preconceitos e com a grande mortalidade de pacientes, fazendo com que sejam inexistentes. A temática se estenderá até 2015, mas as medidas preventivas começam agora.
Para inseri-las ao público, o SESC Araraquara também oferece uma atração especial, que no caso, durará todo o mês: a campanha de sensibilização Contato, cuja principal atração é uma exposição fotográfica que une artistas diversos e algumas de suas obras mais relevantes.
Ela foi iniciada inicialmente em 1995, no SESC Carmo: à época, já contava com a participação de vários grupos e organizações governamentais ou não, que se uniram à causa. Hoje, um apanhado de fotografias e quadros (provindos do Acervo SESC de Arte Brasileira) lança olhares poéticos à questão da AIDS, incitando, com eles, discussões sobre todas as problemáticas que envolvem a doença e sua atuação no cotidiano. 
Entre os artistas que expõem em “Contato” estão Aldemir Martins, Lílian Amaral, Maria Bonomi, Manabu Mabe, Nelson Leirner e mais, cada um com seus próprios questionamentos e contribuições.
A exposição será aberta ao público em 1/12 e permanecerá até 31/12 na unidade. O horário de visitação é de terça a sexta, das 13h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Grátis!