SESC Araraquara e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovem 2ª Virada Inclusiva

26/11/2011 - 04h09

Atualmente, estima-se que 30 milhões de brasileiros possuam algum tipo de deficiência. Visando promover as conquistas dessa parcela da população e conscientizar a maioria sobre suas necessidades e direitos, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o SESCSP, realiza a segunda edição da Virada Inclusiva. 
O evento começa numa data propícia: 3 de dezembro, eleito Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Nessa ocasião e também no dia 4, atividades de diversas vertentes, como shows, oficinas, apresentações teatrais, exposições e propostas esportivas são destaque em diversos locais da capital e interior paulista, contando com a participação de deficientes em suas realizações.
Além de mobilizar a população em atrações especiais, a Virada também inclui grupos de artistas e atletas que se incumbem na mesma causa e compartilham suas habilidades com o público. 
No SESC Araraquara, a atração de abertura é a oficina Audiogames, ministrada pelo radialista Luciano Sestari. Nela, o participante viverá uma experiência bastante curiosa ao ser provocado pelos sentidos e interagir com o mundo virtual. Dispondo de efeitos sonoros que fazem o jogador se sentir personagem da ação, o jogo recria ambientes e oferece ao deficiente visual uma oportunidade de interação muito fiel à realidade – como se o ambiente ao redor dele fosse aquele sugerido em game. “Audiogames” acontecerá em 3 e 4/12, sábado e domingo, às 14h, na Sala de Internet Livre. Grátis, com vagas limitadas e inscrições no local.
Na seqüência, o destaque fica por conta do espetáculo Incubadança, apresentado pela Cia de Dança Bombelêla, fundada em 1995 pelo coreógrafo Mark Van Loo. Composta por novos talentos e convidados, a equipe une na montagem diversas coreografias que percorrem ritmos diversos da música, como o street dance, a sala e o samba-rock. Os dançarinos mostram exímia habilidade técnica e uma despretensão que escancara o apego autêntico ao movimento e a dança.
“Incubadança” será apresentado em 3/12, sábado, às 14h, na Convivência Interna. Grátis!