Obras para ampliação de leitos seguem na urgência e emergência da Santa Casa

Recursos liberados pelo governo federal vão garantir maior capacidade de atendimento no hospital, que é referência regional

28/08/2024 - 23h02

O prefeito Edinho abriu sua agenda desta terça-feira (27) visitando as obras de ampliação da urgência e emergência da Santa Casa de Araraquara. O setor do hospital está sendo ampliado para a criação de pelo menos mais 18 leitos, com um investimento de R$ 500 mil.

As obras tiveram início em junho, logo após a Prefeitura formalizar a destinação dos recursos, liberados pelo Ministério da Saúde para as adequações no setor. Na ocasião, o prefeito Edinho participou da solenidade que marcou o início dos trabalhos do novo espaço do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Araraquara, sediado no bairro do Melhado.  No mesmo dia, a Prefeitura também formalizou à Santa Casa o repasse de R$ 1 milhão do Ministério da Saúde para a construção de duas salas cirúrgicas no Serviço de Oftalmologia da Santa Casa.

“Conseguimos os recursos com o governo federal e estamos ampliando a urgência e emergência da Santa Casa, que é referência para 25 municípios da nossa região. Estamos trabalhando para que as equipes e os pacientes possam ter condições dignas de atendimento. E estamos trabalhando para pacientes de toda a região, porque a Santa Casa está sobrecarregada, é o grande hospital de referência regional e queremos que esta situação se resolva. Fomos atrás dos recursos, junto com a mesa diretora do hospital, a quem agradeço muito, em nome do conselheiro Dimas Ramalho. Agradeço a todos que apoiam e trabalham pela Santa Casa. Deveríamos ter mais hospitais na região, mas enquanto isso não acontece, trabalhamos para viabilizar essas obras e dobrar a capacidade de atendimento de urgência e emergência da Santa Casa”, declarou o prefeito Edinho, em live transmitida em suas redes sociais, da obra.  

A Santa Casa é uma instituição privada e filantrópica, que completou 122 anos de fundação em 23 de fevereiro. São cerca de 300 mil atendimentos por ano, entre cirurgias, internações, consultas, diagnóstico por imagem, exames laboratoriais e tratamentos oncológicos, sendo de 75% a 80% de pacientes do SUS.

Acompanharam o prefeito Edinho na obra da Santa Casa, as secretárias municipais Juliana Lujan, da Saúde, e Sálua Kairuz, do Desenvolvimento Urbano; além da diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz. O prefeito e sua equipe foram recebidos pelo provedor Jeferson Yashuda e pelo coordenador do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa, Renan De Ponte.