Araraquara desenvolve projeto pedagógico Nascente Modelo

Fotógrafo: João Pires/LBF
26/11/2011 - 04h11

Na manhã dessa sexta-feira (25), o prefeito Marcelo Barbieri participou do lançamento do projeto pedagógico Nascente Modelo dos Córregos Tanquinho e Pinheirinho, que integrará as ações de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
O projeto tem como objetivo promover a preservação e a recuperação das nascentes visando à conscientização sobre a importância da preservação desses locais. 
A ação faz parte do Programa Estadual Município Verde Azul, em que o município cumpre exigências ambientais para receber investimentos relacionados à sustentabilidade. A cidade conquistou a premiação por dois anos consecutivos, em 2009 e 2010.
O programa estadual exigia a implantação do projeto pedagógico em uma nascente, contudo Araraquara foi além, e está desenvolvendo a atividade nas nascentes dos Córregos do Tanquinho e também do Pinheirinho.
“Esta é a concretização de mais uma etapa importante do Selo Verde Azul. Araraquara está fazendo políticas ambientais de qualidade em busca de uma cidade mais sustentável”, destacou o prefeito.
As duas nascentes modelos de Araraquara estarão abertas para as atividades de educação ambiental monitoradas pela equipe do Ceama (Centro de Educação Ambiental), com foco na preservação da mata ciliar.
O vereador Fernando César Câmara (Galo), representando a Câmara Municipal, destacou o comprometimento e a competência de toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. “Os projeto ambientais são de extrema importância e estão ajudando na construção de uma nova cidade”, observou. 
Para o secretário de Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho, a Secretaria conseguiu superar as exigências do Programa, muito em razão da capacidade dos servidores que compõem a equipe de trabalho. 
Reis ressaltou ainda o levantamento realizado pela Secretaria quanto ao número de nascentes no município. Nesse mapeamento foram encontradas 237 minas d’água.
“Este é um levantamento fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade e região, nosso objetivo é transformar Araraquara em um município referência nas questões ambientais”, afirmou o secretário.
O prefeito reforçou o apoio à Secretária e salientou a importância do levantamento das nascentes. Marcelo destacou ainda a recuperação dos dois locais que estão recebendo o projeto pedagógico. 

Recuperados

O Córrego do Tanquinho foi o primeiro manancial de superfície recuperado na cidade. Durante o processo realizado pela Prefeitura, foram encontradas e recuperadas 6 nascentes e plantadas 40 mil mudas de árvores nativas no local. 
O córrego é um dos mais importantes afluentes do Ribeirão das Cruzes, que por sua vez é o responsável pelo abastecimento da Represa das Cruzes, manancial que fornece praticamente toda a água de superfície para abastecimento da população da cidade de Araraquara.
A Prefeitura também recuperou a nascente localizada no Parque Pinheirinho cujo curso d’ água também é conhecido como Córrego da Caixa D´Água. A nascente estava tubulada e hoje voltou a seu estado original. Foram plantadas 8.500 mudas de árvores nativas no local.
Participaram do lançamento o vereador Lucas Grecco; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Edna Martins; o chefe de Gabinete, Antonio Martins, além de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.