Roda de conversa será às 19h na Casa SP Afro, enquanto as oficinas atendem às E.E. Miryan Leopoldina Caramurú de Castro Monteiro e Prof. Joaquim Pinto Machado Júnior
Fotógrafo: Ilustração
03/09/2024 - 20h10
“O Sagrado dentro da Cultura do Maracatu Nação” é tema da roda de conversa da 1ª Semana do Maracatu de Araraquara nesta terça-feira (03); a programação apresenta também oficinas de Maracatu em escolas da cidade. A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio do Grupo Cultural Maracatu Sementes Crioulas em colaboração com Mestre Galo Preto e com o apoio do Sesc Araraquara.
A Oficina de Maracatu para estudantes será realizada pela manhã na E.E. Prof.ª Miryan Leopoldina Caramurú de Castro Monteiro (S. Rafael II), enquanto à tarde atenderá a E.E. Prof. Joaquim Pinto Machado Júnior (Jd. Esplanada). Serão atendidos 50 alunos em cada escola, com faixa etária variada.
Nessa atividade as escolas que já tiveram outros contatos com o Maracatu, terão a oportunidade de se aprofundar no tema com ensinamentos dos professores: Mestre Hugo Leonardo, Vitor (Mestrinho) e Kissimin, todos da Nação do Maracatu Leão da Campina, localizada no Recife, em Pernambuco.
Vale lembrar que, em Araraquara, as vivências nas escolas são realizadas durante todo o ano pelo grupo Maracatu Sementes Crioulas, atendendo escolas de diferentes regiões do município, além de cidades vizinhas. De acordo com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a vivência de toques de Maracatu dentro das escolas é uma das maneiras mais potentes de expandir uma cultura ou tradição, sendo possível dialogar mais a respeito desse Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
À noite, das 19h às 21h30, na Casa SP Afro Brasil, será realizada a roda de conversa “O Sagrado dentro da Cultura do Maracatu Nação”, com Mametu Nadja, Mestre Hugo, Patrícia Valverde, Makota Carol, Pai Isaias e Pai Paulinho D´Ogum. A atividade é aberta a todos interessados.
O organizador da Semana de Maracatu e do grupo Sementes Crioulas, Jorge Rufino, explica que no Maracatu Nação, o sagrado rege e coordena como tudo deve ser e andar. “Mas, como isso acontece? Nessa roda de conversa falaremos mais a respeito de como funciona essa relação da Nação com os Nkisis (energias espirituais do povo de Bantu de Angola).”
Mametu Nadja e demais membros da Nação vão compartilhar parte de suas vivências dentro dessa manifestação cultural, com mais de 300 anos de existência no Brasil. A Casa SP Afro Brasil "Oswaldo da Silva - Bogé" está localizada na Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195, na Vila Xavier.
Mais informações: www. semanadomaracatu.com.br e no Instagram: @maracatusementescrioulas .
SERVIÇO:
1ª Semana Municipal do Maracatu de Araraquara
Data: terça-feira (03 de setembro)
· Programação:
8h30 – 11h30 - Oficina de Maracatu para estudantes, com Mestre Hugo, Vitinho, Nataly e batuqueiros
Local: E.E. Prof.ª Miryan Leopoldina Caramurú de Castro Monteiro (Av. Leticia Maria Uchoa, 31 – Jd. São Rafael II)
13h30 – 16h30 - Oficina de Maracatu para estudantes, com Mestre Hugo, Vitinho, Nataly e batuqueiros
Local: E.E. Prof. Joaquim Pinto Machado Júnior (Av. Roberto José Fiore – Jd. Esplanada)
19h – 21h30 - Roda de Conversa: “O Sagrado dentro da Cultura do Maracatu Nação”, com Mametu Nadja, Mestre Hugo, Patrícia Valverde, Makota Carol, Pai Isaias e Pai Paulinho D´Ogum
Local: Casa SP Afro Brasil "Oswaldo da Silva - Bogé" (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195)
Grátis