Atividade será realizada no Açaizeiro; programação também conta com oficinas na E.E. João Batista de Oliveira e na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Fotógrafo: Ilustração
03/09/2024 - 20h12
A programação da 1ª Semana Municipal do Maracatu de Araraquara na quarta-feira (04) apresenta: oficina de Maracatu para os estudantes da E.E. João Batista de Oliveira e da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e também a roda de conversa “A Calunga e os Elementos da Corte no Maracatu Nação”, no Açaizeiro.
A Oficina de Maracatu para estudantes será realizada pela manhã, às 8h30, na E.E. João Batista de Oliveira, propondo ensinamentos dos professores: Mestre Hugo Leonardo, Vitor (Mestrinho) e Kissimin, todos da Nação do Maracatu Leão da Campina, localizada no Recife, em Pernambuco.
Em Araraquara as vivências nas escolas são realizadas durante todo o ano pelo grupo Maracatu Sementes Crioulas, atendendo escolas de diferentes regiões do município, além de cidades vizinhas. De acordo com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a vivência de toques de Maracatu dentro das escolas é uma das maneiras mais potentes de expandir uma cultura ou tradição, sendo possível dialogar mais a respeito desse Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
À tarde, às 13h30, os estudantes da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira recebem a Dama do Paço Patrícia Valverde e os batuqueiros do Maracatu Sementes Crioulas para Oficina de Dança de Maracatu. Nesta atividade Patrícia trará os fundamentos dos passos de dança tradicionais do Maracatu de Baque Virado, além de explicar a relação da Dança da Dama do Paço com a Calunga dentro do Maracatu Nação.
Patrícia Valverde é Makota há 15 anos e responsável por carregar uma das Calungas da Nação do Maracatu Leão da Campina desde 2007, onde realiza também atividades como costura e artesanato.
Vale destacar que Makota é quem cuida do medium quando ele está virado no santo, enquanto a Calunga é a boneca que a dama do paço carrega e representa a ancestralidade da nação, sendo um dos elementos mais importantes.
A programação da noite acontece no Açaizeiro (rua 1), às 19h, propondo a roda de conversa “A Calunga e os Elementos da Corte no Maracatu Nação”. A atividade contará com Mametu Nadja, Mestre Hugo e Patrícia Valverde, todos do Recife, da Nação Leão da Campina.
Jorge Rufino, organizador da Semana de Maracatu e do grupo Sementes Crioulas conta que o Cortejo do Maracatu Nação é composto por mais de 30 figuras diferentes. “Estas figuras quando reunidas encantam os olhos de milhares de turistas vindos do mundo inteiro, para viver o carnaval multicultural de Recife, em Pernambuco.”
Na roda de conversa no Açaizeiro serão apresentadas essas diferentes figuras que compõem o cortejo do Maracatu. “Também falaremos a respeito da importância de cada figura e qual sua representação histórica ou religiosa para os maracatus Nação”, aponta Jorge.
A programação completa da 1ª Semana Municipal do Maracatu segue até 08 de setembro e pode ser conferida no site: www.semanadomaracatu. com.br.
A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio do Grupo Cultural Maracatu Sementes Crioulas em colaboração com Mestre Galo Preto e com o apoio do Sesc Araraquara. Mais informações: www. semanadomaracatu.com.br e no Instagram: @maracatusementescrioulas .
SERVIÇO:
1ª Semana Municipal do Maracatu de Araraquara
Data: quarta-feira (04 de setembro)
Programação:
8h30 - Oficina de Maracatu para estudantes, com Mestre Hugo, Vitinho, Nataly e batuqueiros
Local: E.E. João Batista de Oliveira (Av. Prof. Sebastian de Almeida Machado, 382)
13h30 - Oficina de Dança de Maracatu para Estudantes, com Dama do Paço Patrícia Valverde e batuqueiros
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22)
19h -21h30 - Roda de Conversa: “A Calunga e os Elementos da Corte no Maracatu Nação”, com Mametu Nadja, Mestre Hugo e Patrícia Valverde
Local: Açaizeiro (Rua Gonçalves Dias, 1165)
Grátis