Através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura aderiu ao pacto que visa superar o analfabetismo e aumentar a escolaridade de jovens, adultos e idosos
Fotógrafo: Ilustração
04/09/2024 - 21h56
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, lançado neste ano pelo governo federal.
Alicerçado no regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos é coordenado pelo Ministério da Educação e congrega ações de articulação intersetorial, que serão implementadas com a participação de diferentes ministérios, da sociedade civil organizada, dos organismos internacionais e do setor produtivo.
“A alfabetização das pessoas que não puderam concluir a escolarização básica, seja pelas razões que forem, é uma responsabilidade inafastável dos sistemas e redes de ensino. O Brasil ainda tem uma dívida histórica a reparar, que é garantir o direito e as oportunidades de aprender para toda sua população, incluindo a de jovens, adultos e idosos”, defende Clélia Mara dos Santos, Secretária Municipal da Educação.
Os objetivos do pacto, do qual o município de Araraquara é parceiro, são superar o analfabetismo e elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
“O pacto é um passo necessário no caminho da equidade escolar e da educação ao longo da vida”, avalia a Secretária da Educação.
O programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Araraquara é oferecido em duas escolas e reúnem hoje 568 alunos, sendo 442 alunos no Neja (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos), localizado na região central, e 126 alunos no CAIC Rubens Cruz, no Jardim Roberto Selmi Dei.