Construção da nova sede do CAPS AD segue no Adalberto Roxo

Fotógrafo: Tetê Viviani
05/09/2024 - 23h50

Dando prosseguimento à agenda de vistorias a obras e prestação de compras, o prefeito Edinho esteve na manhã desta quinta-feira (5) nas obras de construção da sede própria do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Dr. Calil Buainain, no Adalberto Roxo.

A construção da sede do CAPS AD faz parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, sendo seis delas eleitas no Orçamento Participativo. Uma delas, a UPA da Vila Xavier, foi entregue à população nesta quarta-feira (4), com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Todos sabem que a dependência química é um grande desafio para nossas políticas públicas. Estamos construindo uma sede própria para o CAPS Álcool e Droga para melhorar as condições de atendimento nessa área à nossa população, além de melhorar as condições de trabalho para as nossas equipes. Esse investimento faz parte do pacote de obras na Saúde que estamos executando, com recursos do governo federal. Nós estamos trabalhando muito, porque Araraquara precisa continuar avançando”, afirmou Edinho, em transmissão ao vivo das suas redes sociais, da obra do CAPS AD, acompanhado das secretárias municipais Juliana Lujan, da Saúde; Sálua Kairuz, Desenvolvimento Urbano, e Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos, e da coordenadora municipal de Participação Popular, Nathalia Rigolin.

O objetivo da construção da nova sede é atender às necessidades do serviço e seus usuários, possibilitando não só aumentar a capacidade de atendimento da equipe, como também melhorar sua qualidade, proporcionando espaço de cuidado adequado e não mais "adaptado”. Na construção da nova sede, estão sendo investidos R$ 1.842.069,35.

O CAPS AD foi implantado em 2011 e sempre funcionou em imóvel alugado, realizando 550 atendimentos por mês.

São realizados acolhimento espontâneo de pacientes e familiares no plantão, consultas de referência, oficinas terapêuticas, grupos de família, consulta médica, atendimentos individuais de psicoterapia, serviço social, terapia ocupacional, entre outros serviços, através de uma equipe multidisciplinar. O acesso pode ser feito de forma espontânea ou por meio de encaminhamentos de outras unidades de saúde.