Escola Municipal de Dança apresenta Nas Encruzilhadas do Samba no Teatro Municipal

Espetáculo estreia hoje (dia 12), com reapresentação amanhã (sexta) e, depois, no dia 27 na programação do FIDA

Fotógrafo: Inaia Braghini
12/09/2024 - 22h48

Os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira estão em ritmo acelerado para as apresentações que serão realizadas neste mês de setembro no Teatro Municipal de Araraquara, com a estreia do espetáculo “Nas Encruzilhadas do Samba”.

Nesta semana, dias 12 e 13, às 19h30, e também no dia 27, às 19h, na programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, o palco do Municipal recebe o espetáculo anual da EMD, com alunos de 3º a 6º ano e com a participação especial do Núcleo de Formados e Formandos.

A proposta de pesquisa deste ano, construída pela equipe da escola com base no tema: “Educação Integral, 30 anos de histórias: identidades, diásporas e quintais”, foi a história do samba. “Mais precisamente a partir da celebração dos 100 anos de morte de um dos principais nomes da cultura do samba, a baiana Tia Ciata, que migrou para o Rio de Janeiro e criou um espaço de sociabilidade nomeado pelo pintor, cantor e compositor Heitor dos Prazeres de ‘Pequena África’”, pontua o professor Carlos Fonseca, responsável por conduzir a pesquisa.

“Na nossa narrativa, Dona Benta Raquel, uma personagem real da história de Araraquara, mulher negra, desbravadora e polêmica, abre seu quintal imaginário, assim como Tia Ciata fazia, a fim de fazer uma festa para agradar suas crianças”, explica.

O professor conta que, nesta festa, chegam grandes mulheres sambistas, como Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Alcione, Elza Soares e até nomes importantes, mas esquecidos ou desconhecidos do grande público, como Dona Anicide de Capivari, Aparecida e Madrinha Eunice.

Vale destacar que a história começa com uma homenagem ao Baile do Carmo. “Temos as canções dessas mulheres incríveis que teceram, a despeito das forças em contrário, boa parte da cultura popular brasileira”, aponta Carlos.

O último ato do espetáculo apresenta, na interpretação do Núcleo de Formados e Formandos e demais alunos do 6º ano, temas relacionados à diáspora africana, em cenas fortes e contundentes.

O professor Carlos observa que a pesquisa contou com estudos verticalizados de teses, dissertações, ampla bibliografia e videografia sobre o tema, bem como com a contribuição de pesquisadores e professores como Valquíria Tenório, Milton Lahuerta, Natália Carvalho de Oliveira, Cláudio Claudino - entre outros.

Sobre os ingressos para as apresentações: para os dias 12 e 13, os ingressos serão vendidos na secretaria da escola, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3301-1929. A apresentação no FIDA, dia 27, será gratuita com distribuição uma hora antes do início, na bilheteria do teatro.

O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Lívio Abramo, no Jardim Primavera.

 

SERVIÇO:

Espetáculo “Nas Encruzilhadas do Samba”, com alunos da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° - Praça Livio Abramo – Jardim Primavera)

Estreia: dias 12 e 13 (informações ingressos – fone: 3301-1929), às 19h30

FIDA – dia 27 (ingressos: distribuição uma hora antes do início, na bilheteria do teatro), às 19h