Prefeitura entrega obras da USF do Jardim Brasília nesta quarta (18)

O investimento na unidade é uma conquista da população daquela região, levantada em plenária do Orçamento Participativo (OP)

17/09/2024 - 23h17

A Prefeitura de Araraquara realiza nesta quarta-feira (18), às 9 horas, o ato de entrega das obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) Prof. Dr. Edmundo Juarez, no Jardim Brasília. O investimento na unidade é uma conquista da população daquela região, levantada em plenária do Orçamento Participativo (OP).

A reforma faz parte do pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, sendo a segunda a ser entregue. A primeira foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier.

Na obra, foram investidos R$ 319 mil no projeto que contemplou a reforma do prédio da USF com substituição total do piso cerâmico, substituição total do revestimento cerâmico das paredes, substituição das calhas, substituição dos gabinetes de madeira e pintura geral de todo o prédio. Também foram feitas melhorias no galpão de atividades, com fechamento com alvenaria, retirada e recolocação da cobertura, instalação de portas e janelas de vidro temperado, iluminação e pintura geral.

A USF “Prof. Dr. Edmundo Juarez” atende uma população de mais de 5.6 mil pessoas residentes no Jardim Brasília e também nos bairros Jardim Maria Luiza III, Jardim Morada do Sol, Jardim Zavanella, Chácara Velosa, parte do Jardim das Estações, parte do Jardim Viaduto, Sítio São João, Vila Freitas, Vila Gaspar, Vila Odete e Vila Rayes.

A denominação da USF faz homenagem ao Prof. Dr. Edmundo Juares, médico que fez carreira universitária como professor titular em Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, ao mesmo tempo que se destacou em vários cargos na área da saúde, entre eles, na presidência da Fundação Nacional de Saúde, na década de 1990, a convite do então ministro da Saúde Adib Jatene. Foi diretor do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), da FSP/USP, e se destacou por acreditar que o médico de saúde pública devia desenvolver todo o seu potencial e usar todos os seus recursos nas atividades de ponta, em contato direto com a população, objeto maior da sua intensa e profícua vida profissional. Dr. Edmundo Juarez faleceu em 1997.