Grupo de Dança Contemporânea da UFBA abre FIDA 2024

Apresentação gratuita nesta quinta-feira (19) às 20h, no Teatro Municipal; ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início na bilheteria

Fotógrafo: Antrifo Sanches
18/09/2024 - 17h30

A abertura do FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara será realizada nesta quinta-feira (19), com cerimônia e apresentação no Teatro Municipal. O espetáculo “Ancestralidade em Movimento”, com o Grupo de Dança Contemporânea (GDC) da UFBA – Universidade Federal da Bahia, abre a programação oficial, após a cerimônia de abertura. O evento tem início às 20h, no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do início da apresentação.

Também, no período da tarde, às 14h, será realizado o lançamento do curso de Licenciatura em Dança - curso EaD, realizado entre a Secretaria Municipal da Educação em parceria com a UFBA – Universidade Federal da Bahia. O evento acontece na Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos).

O FIDA este ano chega a sua 24ª edição. O prefeito Edinho Silva lembra que o FIDA é considerado um dos mais importantes festivais de dança do País. “Firme no seu propósito de valorizar e promover a dança como um exercício de democracia e de liberdade de expressão, o FIDA se consolidou como política pública, como um espaço de admiração e reflexão de diferentes estilos e culturas, agregando jovens artistas com artistas já renomados. Que esta seja mais uma edição inspiradora.”

A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, enfatiza que “a dança de Araraquara demarca seu espaço de diálogo com pautas contemporâneas, sem descuidar do desbravamento dos espaços da memória.”

A diretora do festival, Gilsamara Moura, lembra que ”o FIDA 2024 com suas Danças e Confluências versa sobre modos de ser em dança no colo da ancestralidade e homenageia Nego Bispo, mestre, lavrador, quilombola e professor que nos orgulha e inspira. O FIDA conflui com Nego Bispo quando ousa afirmar que sua vida não tem fim: é começo, meio, começo, é circularidade. Este festival que sempre rompeu paradigmas, há anos na correnteza da contracolonialidade, é plural, festivo, político, nutre afetos, estreita relações e promove intercâmbios nacionais e internacionais.”

 

“Ancestralidade em Movimento” - O espetáculo “Ancestralidade em Movimento” tem como referência as matrizes estéticas negro africanas na Bahia, em diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. Esse contexto inspirador conjuga o passado com o presente e a reflexão sobre o futuro.

Nesta performance ritual que se concentra na criação artística estética da dança negra, mesclam-se: dança, música, história, imagem, cenografia e poesia. Para reinterpretar a mitologia afro-religiosa, destacando a africanidade corporal. Elementos visuais e sonoros criam um ambiente que revela a ancestralidade negra nas divindades do candomblé.

O espetáculo apresenta um texto de Ailton Krenak adaptado por Edileuza Santos, que assina também direção geral, concepção e coreografia. Participam do elenco os intérpretes-criadores: Brenda Falcão, Cauã Borges, Isla Haiala, Joseh Jarah, Maiane Mendes, Monalisa Azevedo e Uiliane Monteiro.

Fundado em 1965 por Rolf Gelewski, o GDC/UFBA é um projeto permanente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. O grupo forma profissionais e públicos para as Artes, especialmente dança, e representa a UFBA em eventos locais, nacionais e internacionais. O GDC colabora com artistas de diversas áreas, promovendo oficinas, seminários e intercâmbios. Recentemente, o espetáculo “Ancestralidade em Movimento” foi um grande sucesso no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador-BA.

 

Licenciatura em Dança - A programação do FIDA terá início já na tarde de quinta-feira, às 14h, na Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos) onde será lançado o curso de Licenciatura em Dança - curso EaD, realizado entre a Secretaria Municipal da Educação em parceria com a UFBA – Universidade Federal da Bahia. Participam: Clélia Mara Santos, secretária municipal da Educação; Gilsamara Moura e Antrifo Sanches, coordenadores Ead da UFBA.

O Curso de Licenciatura em Dança na Educação a Distância tem por objetivo formar o professor de dança para a Educação Básica e para outros espaços de ensino-aprendizagem da dança. Com 8 semestres, envolve: atividades formativas (obrigatórias e optativas), prática como componente curricular, e estágio curricular supervisionado, além de atividades complementares.

Gilsamara Moura conta que a implantação da Licenciatura EaD em Dança em Araraquara é uma luta de mais de 6 anos de negociações com os órgãos competentes. “Essa Licenciatura com polo em Araraquara coroa a cadeia de políticas públicas que vai da Semana do Sapateado, Dia Internacional da Dança, EMD Iracema Nogueira e Fida como políticas consolidadas para a Dança desde 2001. Um presente para Araraquara que espero seja bem recebido”.

O curso EaD da UFBA nos anos de 2016 e 2017 atendeu os municípios baianos de Juazeiro, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Itabuna, com o resultado de 105 graduados. Já em 2022 e 2023, estendeu-se para mais 8 cidades baianas, alcançando 264 matriculados.

Gilsamara lembra que o ambiente virtual de aprendizagem conta com: apresentação de textos, vídeos, links e referências múltiplas para motivar as discussões; fóruns de discussão e outras atividades assíncronas mediadas pelos professores tutores; aulas virtuais síncronas; apresentação de trabalhos teóricos e práticos e avaliações de aprendizagem.

“Cada estudante integra um grupo de aproximadamente 25 pessoas acompanhadas por uma tutora a distância que media o trabalho pedagógico orientado pelo Plano de Aprendizagem e pela pessoa professora”, explica. Sobre os encontros presenciais, ela acrescenta que estão previstos os encontros para: apresentação do curso, aula inicial de cada semestre, laboratórios investigativos teórico-práticos e avaliações presenciais de cada semestre.”

Ainda, a estrutura acadêmica do curso será formada por várias coordenadorias (geral, colegiado, pedagógica, tutoria, estágio e TI), além dos professores formadores, os tutores à distância e os presenciais, e a secretaria acadêmica.

 

SERVIÇO:

FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara

Data: quinta-feira (19 de setembro)

 

Programação:

 

14h às 16h: Lançamento da Licenciatura em Dança (EaD/UFBA)

Encontro com Escolas, Grupos, Professoras de Artes e Artistas locais

Com Antrifo Sanches e Gilsamara Moura (coordenadores EaD/UFBA)

Local: Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos) - Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 - Vila Xavier

 

20h: Abertura com o espetáculo “Ancestralidade em Movimento” - Grupo de Dança Contemporânea (GDC/UFBA)

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° - Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

 

Programação gratuita