Curso EaD é uma realização da UFBA – Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação
19/09/2024 - 23h16
A programação do FIDA teve início na tarde desta quinta-feira (19), na Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos) com o lançamento do curso de Licenciatura em Dança - curso EaD, em uma realização da UFBA – Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. Participaram: Clélia Mara Santos, secretária municipal da Educação; Gilsamara Moura e Antrifo Sanches, coordenadores Ead da UFBA; e Joice Eliete Boter Zingarelli, coordenadora Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil)/ Univesp da Prefeitura Municipal de Araraquara.
A previsão é que o curso em Araraquara seja implantado no primeiro semestre de 2025, com 50 vagas gratuitas. A seleção deve ser feita pelo Enem e também via UFBA. O Curso de Licenciatura em Dança na Educação a Distância tem por objetivo formar o professor de dança para a Educação Básica e para outros espaços de ensino-aprendizagem da dança. Com 8 semestres, envolve: atividades formativas (obrigatórias e optativas), prática como componente curricular, e estágio curricular supervisionado, além de atividades complementares.
Gilsamara Moura conta que a implantação da Licenciatura EaD em Dança em Araraquara é uma luta de mais de 6 anos de negociações com os órgãos competentes. “Essa Licenciatura com polo em Araraquara coroa a cadeia de políticas públicas que vai da Semana do Sapateado, Dia Internacional da Dança, EMD Iracema Nogueira e FIDA como políticas consolidadas para a Dança desde 2001.”
O curso EaD da UFBA nos anos de 2016 e 2017 atendeu os municípios baianos de Juazeiro, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Itabuna, com o resultado de 105 graduados. Já em 2022 e 2023, se estendeu para mais 8 cidades baianas alcançando 264 matriculados.
O ambiente virtual de aprendizagem conta com: apresentação de textos, vídeos, links e referências múltiplas para motivar as discussões; fóruns de discussão e outras atividades assíncronas mediadas pelos professores tutores; aulas virtuais síncronas; apresentação de trabalhos teóricos e práticos e avaliações de aprendizagem.
“Cada estudante integra um grupo de aproximadamente 25 pessoas acompanhadas por uma tutora a distância que media o trabalho pedagógico orientado pelo Plano de Aprendizagem e pela pessoa professora”, explica. Sobre os encontros presenciais, ela acrescenta que estão previstos os encontros para: apresentação do curso, aula inicial de cada semestre, laboratórios investigativos teórico-práticos e avaliações presenciais de cada semestre.”
Ainda, a estrutura acadêmica do curso será formada por várias coordenadorias (geral, colegiado, pedagógica, tutoria, estágio e TI), além dos professores formadores, os tutores à distância e os presenciais, e a secretaria acadêmica.