Festival desenvolve Turismo Rural em Bueno de Andrada

29/11/2011 - 04h34

O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou, no domingo (27), no Assentamento 3 de Bueno de Andrada, o 1º Festival Cultural Gastronômico, realizado com o encerramento do curso de Turismo Rural. O curso teve início em março deste ano para assentados e outros produtores rurais e visa agora a consolidação de projetos para o setor.   
Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), a partir de convênio com o Sindicato Rural de Araraquara e apoio da Prefeitura Municipal, o curso formou 12 alunos, que, após nove meses e 240 horas de aulas teóricas e práticas, obtiveram noções básicas para o desenvolvimento de projetos de turismo rural na microrregião. 
O prefeito Marcelo enalteceu a parceria entre Prefeitura, Senar-SP e Sindicato Rural. “Precisamos fomentar o turismo rural para que o setor urbano descubra todas essas belezas naturais e usufrua delas. Ao mesmo tempo em que propicia o aumento do emprego e renda, o turismo rural também contribui para fixar as famílias no campo, valorizando a agricultura familiar”, afirmou. 
Pontos de vendas de produtos gastronômicos e artesanais e projetos de hospedagem e de turismo de aventura foram alguns dos temas debatidos durante os nove meses do curso, segundo explicou a formanda Taisa Ferreira Rodrigues Lima.  
Já estão previstos o lançamento da cachaça de alambique, o café da manhã especial da AMA (Associação das Mulheres Assentadas), a oferta de pousadas e de camping rural. 
A instrutora do curso Ângela do Amaral Nigro disse ter sido marcante a participação dos alunos durante todo o curso. “Houve uma forte recepção e integração que culminaram na consolidação das propostas para a sequência das ações”, acrescentou.   
Para a coordenadora de Comércio, Turismo e Serviços, Eneida Miranda de Toledo (órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), “após fortalecer o turismo de negócios, a Prefeitura agora quer solidificar o turismo rural de Araraquara”.  

Interação
O formando Valdomiro Gomes de Oliveira enfatizou que o curso ofereceu uma “ampla visão” do que o setor rural poder propiciar ao turista em âmbito regional. Mesma opinião da formanda Maria Aparecida Terrão Trovatti, para quem "a partir de um trabalho conjunto, as noções adquiridas permitirão melhorias na vida profissional de cada participante”. 
O presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas, disse que o foco principal do Senar-SP é treinar profissionalmente o trabalhador do campo – assentado ou produtor – para tornar cada vez mais competitiva a agricultura familiar. “Desenvolver o turismo regional é mais uma dessas ações”, resumiu.  
O superintendente regional do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Mauro Geraldo Cavichioli, também destacou a potencialidade da microrregião. “A partir dos assentamentos que unem Araraquara, Motuca, Matão e até Rincão, é perfeitamente possível desenvolver o turismo regional”, ressaltou Cavichioli. 
O prefeito Marcelo Barbieri ainda destacou, durante o Festival Gastronômico, os avanços das políticas municipais nos assentamentos rurais de Araraquara, como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – em que a Prefeitura compra hortifrutis para abastecer o Restaurante Popular e atender a 44 entidades sociais do município.  

Congraçamento
Também participaram do festival o coordenador do Senar-SP Mário Porto, a prefeita de Rincão Terezinha Servidoni, e a presidente da AMA, Gisele Dias Santana. Ainda outros representantes do Itesp e do governo municipal prestigiaram no evento, além de uma comitiva de cavalgadas, duas duplas sertanejas e uma companhia de Folia de Reis.