Nascimento busca melhorar condição do transporte para deficientes visuais

Reunião contou com a presença dos órgãos públicos responsáveis pelas reestruturações necessárias

29/11/2011 - 04h40

Na manhã desta segunda-feira, dia 28, o vereador Carlos Nascimento (PT) se reuniu com representantes das Secretarias de Trânsito e Transportes e Desenvolvimento Urbano, além de membros da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA) para discutir formas de melhorar as condições de transporte dos deficientes visuais. Inclusive, foram convidados para o debate os próprios interessados em receber tais benefícios. Eles levantaram questões referentes à obstrução de calçadas, instalação de semáforos sonorizadores, utilização de orelhões e possibilidade de colocação de mais uma pista tátil no Terminal Central de Integração (TCI) interligando uma ala a outra.
Os órgãos públicos responsáveis por solucionar o que foi levantado afirmaram que é razoavelmente simples adequar os equipamentos e orientar funcionários para que os deficientes tenham melhor qualidade de vida. Com relação ao trânsito, até o final do ano serão instalados semáforos a fim de facilitar a travessia dos pedestres cegos. Quanto aos orelhões, serão estudadas as melhores formas para identificação do aparelho telefônico, e para isso será necessário um período de 20 dias para contagem e análise dos espaços públicos onde estão presentes esses equipamentos. No que diz respeito à implantação de uma nova pista tátil no terminal de ônibus, o prazo para que ela já esteja em uso pelos deficientes depende do processo de abertura de licitação, para que assim possa ser dada a ordem de serviço pela CTA.

Educação de Trânsito nas Escolas

Uma proposta também discutida durante o encontro diz respeito à possibilidade de ser inserida no programa de Educação no Trânsito das escolas do município, a questão da acessibilidade. Deficientes visuais passariam a fazer parte das palestras, ajudando as crianças a se conscientizarem e repassarem esse assunto em suas casas. 
O Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Coronel Cid Monteiro de Barros, confirmou que essa iniciativa deve ser incluída no cronograma de atividades da pasta o mais breve possível. A CTA também se colocou a disposição para recebê-los no momento em que ocorrer o treinamento de seus funcionários.


Reunião na CTA

Na última sexta-feira, 25, Nascimento já havia estado junto com os dirigentes da CTA, Márcio Santos, diretor Administrativo e Nelson Brito dos Santos, diretor Técnico, e mais dois deficientes visuais para discussão de melhorias em algumas áreas do transporte coletivo. Os deficientes apontaram problemas quanto à existência de obstáculos no momento da saída dos ônibus, fato que poderia ser ajustado com o deslocamento do ônibus alguns metros para frente ou para trás, para que o deficiente não se depare com barreiras como postes, bueiros, lixeiras e parquímetros, por exemplo.
“A cidade tem que se adaptar a vocês deficientes, e não o contrário. Por isso, a necessidade de haver uma conversa entre as partes envolvidas, para que o trabalho seja feito em conjunto e todos possam sair beneficiados”, argumentou o vereador Nascimento.