Programação segue até domingo e se encerra com show de Rincon Sapiência no Sesc Araraquara
24/09/2024 - 23h20
O Hip Hop é uma linguagem artística que está inserida na realidade dos jovens e adultos araraquarenses e, nesta semana, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart realizam a 1ª Semana Municipal de Hip Hop, com uma programação que segue de quarta-feira (25) até domingo (29) quando será realizado show de Rincon Sapiência no Sesc Araraquara, parceiro do evento. Toda a programação é gratuita.
Além do Sesc, a programação será realizada também no Teatro de Arena, Palacete das Rosas, Praça Santa Cruz e Paradiso Club.
Ricardo Leão, gestor do CEU das Artes, conta que a Semana Municipal do Hip Hop está inclusa no calendário oficial de eventos de Araraquara por meio da Lei nº 7962, de 12 de junho de 2013. “Esta será a primeira semana contemplando alguns dos elementos do Hip Hop, na sua essência, e teremos na programação: DJs, Graffiti, Breaking, MC/Rap e Slam.”
De acordo com o gestor, “toda a história da cultura Hip Hop - vinda dos guetos e das periferias do Bronx - segue tomando o mundo com suas manifestações culturais, dentro do seu contexto e das linguagens culturais”. Ricardo conta que, hoje, são diversos os pilares do Hip Hop, como: DJ, Breaking, Graffiti, MC e o Rap, completando com os elementos de conhecimento: Empreendedorismo, Dialeto, Vestimenta,e Human Beat Box.
“São 51 anos de Hip Hop! O surgimento da Cultura Hip Hop é datado nos anos 70, com relatos de uma festa primordial na data simbólica do dia 11 de agosto de 1973. Uma cultura não surge da noite para o dia e, o Hip Hop, com seus 51 anos vem conquistando o mundo e cada vez mais difundido nas vidas das pessoas de todas as idades.”
Ricardo aponta que a Comissão da Semana do Hip Hop foi pensada e elaborada com todo carinho e dedicação para a realização de uma programação que contemple uma grande parcela dos artistas da cultura Hip Hop de Araraquara. A comissão é formada por: Aleksander “Sgroi” Pereira (representante do breaking), André Giglio Balthazar “Fulô” (representante dos DJs), Éder José da Cruz “Véio” (representante do MC/Rap), Maria Laura Campolim “Birer” e Caique Chagas “Rakin” (representantes do Slam), Renato Nascimento dos Santos “R?” (representante do graffiti) e Ricardo Leão Bonifácio (representante da Secretaria Municipal de Cultura).
Programação - A abertura será nesta quarta-feira, às 19h, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, onde será exibido o filme "Profissão MC", seguido por um bate-papo sobre o filme, além de Pocket Show de Sussa.
“Profissão MC” é um filme de ação dirigido por Alessandro Buzo e Toni Nogueira, estrelando Criolo, e que traz a história de um rapper na periferia que, num momento delicado de sua vida, desempregado e com a namorada grávida, recebe duas propostas: uma para entrar no tráfico de drogas e outra para seguir apostando no rap. Um filme sobre oportunidades, ou falta delas. Vale destacar que, apesar de Criolo utilizar seu nome no filme, não é uma história biográfica do mesmo.
Na quinta (26), a programação tem início às 19h na Praça Santa Cruz. O “Slam de Poesia Marginal” e o microfone aberto marcam a programação, que apresenta ainda Pocket Show com Dine, discotecagem com DJ WG e DJ $ang e os poetas confirmados: Virtu, Akira, Myle, Sofi e Vitão.
Sexta (27) é dia de baile, com o Baile de Hip Hop a partir das 22h no Paradiso Club. Discotecagem com DJ Alf Dee, Guiga, Sol, DJ WG e $ang estão garantidos, além de Pocket Shows com Mafê &Vica, Saulo R&B e Auroom.
O penúltimo dia da programação será realizado no sábado (28), no Teatro de Arena, no Melhado, a partir das 19h. A “Batalha de MCs”, com DJ Max, é destaque na programação, que apresenta ainda a produção de um mural de grafite e Pocket Shows com: A Vibe, Willian Chacal, Mosh e Braba.
Fechando a Semana, o domingo (29) tem atividades à tarde e à noite. A partir das 13h, no Teatro de Arena, haverá: Cypher de Breaking, produção de mural de graffiti e Pocket Shows com Matte e Declaração de Guerra.
Pra encerrar a Semana em grande estilo, o Sesc Araraquara apresenta show com Rincon Sapiência, às 19h. Rapper e poeta, Rincon começou sua carreira em 2000. Cria da Zona Leste de São Paulo, o MC, produtor e empresário Rincon Sapiência é um artista de destaque na cena musical brasileira.
Em 2017, lançou seu álbum de estreia “Galanga Livre”, que entrou para a lista dos 50 melhores álbuns da música brasileira de 2017 da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) e ganhou dois troféus do Superjúri no Prêmio Multishow daquele ano. A premiação também rendeu o título de Revelação do Ano, reforçado pela sua eleição como Artista do Ano pela APCA e a escolha como melhor disco do ano pela revista Rolling Stone Brasil.
Em 2018, Rincon lançou seu próprio selo musical independente, chamado MGoma, apostando em seu reconhecimento como um dos produtores musicais mais respeitados da cena. Em 2019, lançou “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”, seu segundo álbum. Agora, seu terceiro disco está previsto para o primeiro trimestre de 2025.
Toda a programação da 1ª Semana Municipal de Hip Hop é gratuita.
SERVIÇO:
1ª Semana Municipal do Hip Hop
Período: de quarta-feira (25) até domingo (29 de setembro)
Programação:
- Quarta-feira (25/09)
19h: Sessão de Cinema: Filme "Profissão MC" + Bate papo sobre o filme + Pocket Show: SUSSA
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)
- Quinta-feira (26/09)
19h: Slam de Poesia Marginal + Microfone aberto + Pocket Show: Dine + Discotecagem: DJ WG e DJ $ang + Poetas confirmados: Virtu, Akira, Myle, Sofi e Vitão
Local: Praça Santa Cruz (Rua São Bento - em frente à Igreja da Santa Cruz - Centro)
- Sexta-feira (27/09)
22h: Baile de Hip Hop (Discotecagem: DJ Alf Dee, Guiga, Sol, DJ WG e $ang + Pocket Shows: Saulo R&B, Auroom e Mafe + Vica)
Local: Paradiso Club (Avenida da Saudade, 53 - Centro)
- Sábado (28/09)
19h: Batalha de MCs (DJ Max) + Mural de Graffiti + Pocket Shows: A Vibe, Willian Chacal, Mosh e Braba
Local: Teatro de Arena (Avenida Gil Martinez Perez, s/n° - Vila Melhado)
- Domingo (29/09)
13h: Cypher de Breaking + Mural de Graffiti + Pocket Shows: Matte e Declaração de Guerra
Local: Teatro de Arena (Avenida Gil Martinez Perez, s/n° - Vila Melhado)
19h: Show de encerramento com Rincon Sapiência
Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
Programação gratuita