FIDA apresenta artista do Amazonas nesta quarta (25) com Cabocla Jurema

Programação também conta com outras atividades que acontecem no IFSP, EMD e Senac Araraquara

24/09/2024 - 23h33

Cabocla Jurema - Foto Jefferson Viergas

“Cabocla Jurema” é o solo do artista Bruno Sousa (AM) que estreia no FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara nesta quarta-feira (25), às 20h, no IFSP Araraquara – Instituto Federal de São Paulo. A programação gratuita, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta também a Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG) e a conversa "Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó (BA).

A Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães, será realizada em dois horários na quarta-feira, em espaços diferentes: das 9h às 11h20 na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) e das 14h às 16h no Senac Araraquara.  

Nesta vivência prática, o dançaterapeuta Clênio Magalhães coloca em prática o conceito de “coreoação”, com propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento e lança o livro homônimo - “CoreoAção: propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento”. Inscrições abertas por meio do link: https://bit.ly/oficinasf ida2024 . Vale destacar que o livro também será lançado no IFSP à noite, às 19 horas.

A conversa "Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó e mediação de Douglas Emilio, assistente de direção e curadoria do FIDA 2024, também acontece em dois horários: às 14h e às 20h, ambas atividades no IFSP, com entrada para interessados em geral. A indígena Pataxó Maria Flor Guerreira irá dialogar com o público através das danças, cantos e do sagrado.

Por fim, às 20h no IFSP, Bruno Sousa apresenta o espetáculo “Cabocla Jurema”, sob direção de Wilson Junior, da Instituição Cultural e Educacional Arte Sem Fronteiras. A performance apresenta uma entidade religiosa conhecida como Cabocla Jurema, mãe protetora da natureza e que está associada ao culto das árvores sagradas. A performance/ritual faz considerações sobre o termo “Jurema” através dos movimentos do bailarino Bruno Sousa que se materializam em uma conexão entre os planos materiais e espirituais.

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início, no próprio IFSP, localizado na Rua Dr. Aldo Benedito Pierri, 250 - Jardim Paulo Freire.

 

SERVIÇO:

FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara

Data: quarta-feira (25 de setembro)

 

Programação

09h às 11h20: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 - Vila Xavier)

 

14h às 16h: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

Local: Senac Araraquara (R. João Gurgel, 1935 – Carmo)

 

14h às 15h: Conversa "Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Florguerreira Pataxó (BA) + Mediação: Douglas Emilio

+ 19h: Lançamento do livro - “CoreoAção: propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

 

+ 20h: Espetáculo “Cabocla Jurema”, com Bruno Sousa (AM)

+ 20h: Conversa "Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Florguerreira Pataxó (BA) + Mediação: Douglas Emilio

Local: IFSP - Instituto Federal de Araraquara (Rua Dr. Aldo Benedito Pierri, 250 - Jardim Paulo Freire)

 

 

Programação gratuita

Oficinas - Inscrições abertas: https://bit.ly/oficin asfida2024

Espetáculos – ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação, no local da atividade