Região do Selmi Dei e Adalberto Roxo recebe nova fase do Prefeitura nos Bairros

Abertura oficial foi realizada na Casa da Mulher Paulista, onde o plantão de atendimento social estará instalado para receber demandas dos moradores

Fotógrafo: Tetê Viviani
24/09/2024 - 23h35

O mutirão de ações de zeladoria e manutenção e o plantão de atendimento social do programa Prefeitura nos Bairros chegaram, na manhã desta terça-feira (24), na região do Selmi Dei e Adalberto Roxo. A solenidade de lançamento da fase 9 do "Prefeitura nos Bairros" 2024 foi realizada na Casa da Mulher Paulista "Luzia Conceição Pedroso Legramandi", no Jardim Adalberto Roxo.

 
Essa fase vai até o dia 4 de outubro e envolve os bairros Jardim Roberto Selmi Dei 1, 2, 3, 4, 5 e 6, Jardim Adalberto Roxo 1 e 2, Jardim Boa Vista 2 e Residencial Vista do Horto.

“Vamos ficar aqui atendendo a população; não só as demandas de manutenção da região, mas também resolvendo problemas que muitas vezes a pessoa precisaria ir até a Prefeitura ou ao Daae para resolver. O objetivo do Prefeitura nos Bairros é justamente inverter a lógica; ao invés do morador ir até a Prefeitura, é a Prefeitura que vai até o morador, para que ele seja atendido. Estamos aqui na região norte, que é a mais populosa de Araraquara; do Indaiá até o Ibirás, são 52 mil pessoas residindo. Já atendemos uma parte aqui da zona norte com o Prefeitura nos Bairros e agora começamos nessa região do Selmi Dei e Roxo. Precisamos fazer com que a Prefeitura esteja presente na vida das pessoas”, afirmou o prefeito Edinho, na cerimônia de abertura da fase 9.

Edinho também destacou a importância das políticas públicas para mulheres e do trabalho desenvolvido na Casa da Mulher Paulista, que sedia o Prefeitura nos Bairros, concentrando os atendimentos sociais durante o período do programa.

“Estou muito feliz de voltar aqui hoje, tenho certeza que essa casa veio para ficar enquanto política pública e é o tipo de projeto que, com o tempo, vai ser expandido para outras regiões da cidade. Estamos aqui aprimorando o funcionamento, a lógica do trabalho, mas tenho certeza que a população vai pedir para que esse programa chegue até outras regiões, a exemplo do que o ocorreu com o Centro Dia do Idoso, que começamos no Quitandinha e depois a população no OP já pediu outros centros no Santa Angelina, Valle Verde e na região do Cruzeiro do Sul. Temos políticas públicas importantes para as mulheres de Araraquara. Somos uma das poucas cidades do Estado que possuem Centro de Referência da Mulher, que foi inaugurado em março de 2001, foi minha primeira inauguração como prefeito. Isso é motivo de muito orgulho e vamos expandir cada vez mais esse trabalho”, afirmou Edinho, agradecendo a acolhida da coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, que também saudou os presentes na cerimônia.

O programa Prefeitura nos Bairros é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, e engloba todas as secretarias municipais e órgãos da Administração.

 

Balanço

O Prefeitura nos Bairros leva um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros. Ações de combate à dengue também integram a agenda de serviços, com vistoria e retirada de inservíveis de imóveis e atividades educativas nas escolas da região.

Desde o início dessa edição do programa de 2024, já foram contabilizados 26.608 serviços de tapa-buraco, 204.058 metros quadrados de roçada em canteiros e praças, 896 remoções de árvores, 20.465 podas de árvores e 643 plantios de árvores, além de 31.242 metros quadrados de demarcação viária, 5.718 metros quadrados de pintura de guias, 1.023 implantação de placas de trânsito e 3.774 implantações de placas de nomes de ruas, entre outros serviços.


E também é realizado o plantão de atendimento social, onde todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, cadastros da Habitação, ações educativas, dentre outros.

No total, foram 5.828 atendimentos desde a fase 1, incluindo 1.320 testes pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde, 1.046 vacinas aplicadas pela Secretaria de Saúde, 916 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (proteção básica e CadÚnico), 790 atendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (cadastro habitacional e outros serviços), 450 atendimentos via Ouvidoria Municipal, 361 demandas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, 300 atendimentos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, 197 atendimentos do Daae, 177 atendimentos do Departamento de Dívida Ativa, entre outros.


O atendimento social dessa nova fase será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h3 na Casa da mulher Paulista, até dia 4 de outubro.