Araraquara realiza II Simpósio do Dia Nacional dos Surdos

Evento aberto ao público ocorre nesta quinta-(26) e sexta-feira, (27) na Biblioteca Mário de Andrade

26/09/2024 - 22h31

Na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Centro, Araraquara realiza nesta quinta (26) e sexta-feira (27), a partir das 19 horas, o II Simpósio do Dia Nacional dos Surdos, promovido pela Prefeitura, meio da Escola de Governo, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria de Direitos Humanos e Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência.


O evento, aberto ao público, marca o Dia Nacional dos Surdos, comemorado anualmente em 26 de setembro, com o principal objetivo de desenvolver a reflexão sobre direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.


O Simpósio tem como principal objetivo criar um espaço de troca de conhecimento, informações e experiências relevantes para a comunidade surda. E visa promover a conscientização sobre as questões e desafios enfrentados pela comunidade surda, destacando suas necessidades e direitos. Também objetiva compartilhar conhecimentos e boas práticas relacionadas à educação inclusiva e acessível para surdos, incluindo metodologias, recursos e tecnologias.


A ação também permite que surdos, seus familiares e profissionais da área compartilhem experiências pessoais e profissionais, inspirando e fortalecendo a comunidade. Além disso, visa capacitar os surdos com informações que os ajudem a tomar decisões a se tornarem defensores de seus próprios direitos, como a formação de uma associação para surdos na cidade.


Este Simpósio ainda objetiva oferecer oportunidades para que a comunidade surda se reúna, se socialize e fortaleça seus laços com outros membros da comunidade e com profissionais e especialistas da área, e apresentar a primeira Associação de Surdos de Araraquara.

 


Programação


Nesta quinta, 26, a partir das 19 horas, o Simpósio tem a apresentação da Associação de Surdos de Araraquara (Asa) e palestra com Catharine Moreiras, atriz, poeta e embaixadora Hand Talk. 


Na sexta, dia 27, também às 19 horas, ocorrerá encerramento e apresentação da dupla DueLibras.


Com um repertório variado, a DueLibras é a primeira dupla musical em Libras do Brasil, com mais de 1 milhão de inscritos no Youtube e mais de 3 milhões no Instagram. Ela se apresenta cantando e interpretando em Libras as músicas mais tocadas pelo País.


Vale destacar que o 26 de setembro foi oficializado como Dia Nacional dos Surdos pelo decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, atualmente   conhecida como INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Galeria de Fotos