Entre os participantes, estava o gerente responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Proteção e Defesa Civil de Araraquara, Luiz Dell’acqua
03/10/2024 - 22h40
Representantes das Defesas Civis Municipais do Estado de São Paulo e de outros estados, entre eles o gerente responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Proteção e Defesa Civil de Araraquara, Luiz Dell’acqua, concluíram, na última sexta-feira (27), o Curso de Especialização Profissional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, realizado pelo governo estadual, através da Casa Militar, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O curso foi ministrado no período de 16 a 27 de setembro.
Com essa formação, diversos municípios paulistas contam agora com especialistas em proteção e gestão de defesa civil, cujos desempenhos são essenciais para proteção de vidas, patrimônios e do meio ambiente.
“Esse curso traz muito mais que o título de especialista. Foram 80 horas presenciais de conteúdos específicos em proteção e defesa civil, além da troca de experiências com profissionais de outros países e de outros 8 estados, que também participaram da capacitação. Realizamos diversas visitas técnicas, além de participarmos da organização de um grande simulado de emergência na cidade de Embu das Artes. Com isso, nos sentimos ainda mais preparados para atuar de forma eficaz nas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, o que com certeza irá possibilitar excelentes resultados na gestão de risco e no gerenciamento dos desastres em nossa cidade, principalmente diante de um cenário de mudanças climáticas severas que estão ocorrendo com mais frequência em nosso país”, avaliou Luiz Dell’acqua.
Com carga horária presencial de 80 horas/aula, a capacitação proporcionou aos participantes diversas atividades com o objetivo de habilitá-los para o gerenciamento e administração dos recursos de proteção e defesa civil, sendo alguns dos temas Mobilização comunitária e desenvolvimento de NUPDEC;
Atuação em cenário de desastres (procedimentos, segurança e doutrina);
Ajuda humanitária (gestão de abrigos temporários e donativos); Sistema de Comando de Operações e Emergências; Elaboração de planejamentos de emergência e de contingência; Mudanças climáticas, alertas de emergências e sistemas de informações geográficas, entre outros.
Além dos participantes das Defesas Civis Municipais do Estado de São Paulo, também participaram do curso integrantes das Coordenadorias Estaduais de Proteção e Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, bem como representantes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.