Araraquara mapeia 257 nascentes no perímetro do município e prepara programa

Vereador Galo destaca capacidade de realização de secretaria em evento de recuperação de nascente

30/11/2011 - 03h04

A Prefeitura de Araraquara realizou dois atos na sexta-feira, dia 25, para a implantação do Programa de Nascente Modelo. Um deles ocorreu em um afloramento intermediário do córrego do Tanquinho, próximo à Área de Lazer “Olivério Bazani Filho”, na Avenida Alziro Zarur no Jardim Roberto Selmi-Dei, e o outro na nascente do córrego do Pinheirinho, na área do Parque, próximo ao novo contorno ferroviário.
Nos dois locais foi feito o plantio de árvores nativas, algumas frutíferas, dentro de um programa de recuperação das nascentes implantado pela Secretaria do Meio Ambiente.
Crianças da Escola Municipal de Dança e os vereadores Fernando César Câmara (Galo – PV) e Lucas Grecco (PMDB), Secretários Municipais e o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) fizeram o plantio das mudas. 
O vereador Galo pronunciou-se no ato, falando como representante da Câmara Municipal, destacando a capacidade realizar que a pasta do Meio Ambiente tem demonstrado. “É preciso reconhecer que a equipe da secretaria se esforça muito para tirar do papel e executar o que está planejado. A cidade avança no desenvolvimento sustentável. É “Selo Verde e Azul”, e assume a responsabilidade agora de criar uma rede de amigos das nascentes identificadas no levantamento aqui apresentado, para poder cuidar delas de forma ampla, aplicando as políticas públicas adequadas para que sejam recuperadas”, relatou o vereador Galo.
O prefeito Marcelo Barbieri, após comentar que o evento ocorria em local inédito (debaixo de árvores e à beira da nascente), comentou a visão da sociedade sobre o trabalho da Secretaria. “As realizações concretas e o rigor no tratamento dos critérios de proteção das nascentes e no curso dos rios dentro do município fortalecem a Secretaria e conquistam a opinião pública. A equipe cumpre os compromissos que assume e avança nos critérios do Selo Verde fazendo, efetivamente, política ambiental concretizando um projeto ambiental sério”, declarou.
No início do ato público, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho, apresentou o levantamento, por geo-referenciamento, de 257 nascentes em Araraquara, entregando ao prefeito uma cópia impressa do trabalho.