Biblioteca Municipal tem palestra sobre Macunaíma

30/11/2011 - 03h06

Nesta quarta-feira (30), o programa com debates de literatura - realizado pelo Núcleo de Ensino da UNESP–Campus Araraquara, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart – tem como tema o livro “Macunaíma”, de Mário de Andrade, considerado um dos grandes romances modernistas do Brasil. O encontro será realizado no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, às 19 horas. 
Jonathas Godoy é o palestrante que irá conduzir a atividade. “Macunaíma” é um livro de 1928, cujo personagem-título, um herói sem nenhum caráter (anti-herói), é um índio que representa o povo brasileiro, mostrando a atração pela cidade grande de São Paulo e pela máquina. 
Escrita sob a ótica cômica, a obra é considerada um indianismo moderno. Critica o Romantismo, utiliza os mitos indígenas, as lendas, provérbios do povo brasileiro e registra alguns aspectos do folclore do país até então pouco conhecidos. 
Com uma estrutura inovadora, a obra não segue uma ordem cronológica e espacial; é surrealista e apresenta aspectos ilógicos, fantasiosos e lendas. Suas críticas implicam: a miscigenação étnica (raças) e religiosa (catolicismo, paganismo, candomblé) e uma critica maior à linguagem culta já vista no Brasil.
Em Macunaíma, Andrade tenta escrever um romance que represente o multi-culturalismo brasileiro. A obra valoriza as raízes brasileiras e a linguagem dos brasileiros, buscando aproximar a língua escrita ao modo de falar paulistano.
TVale destacar que as atividades do programa, sob coordenação de Haroldo José de Campos, têm entrada gratuita. Os interessados devem se inscrever na própria biblioteca, na hora do evento. Mais informações pelo fone: (16) 3332-0777.