Prefeitura apoia formalização da Central das Cooperativas de Araraquara

Solenidade realizada na última sexta-feira (25) marcou a primeira assembleia e formação da diretoria da Aracoop

Fotógrafo: Tetê Viviani
29/10/2024 - 23h15

Com ato solene no auditório da Universidade de Araraquara (Uniara), na sexta-feira (25), a Central das Cooperativas de Araraquara (Aracoop) foi constituída com apoio de cooperados, da Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (Ipecs) e da Prefeitura.

O objetivo da Aracoop é fortalecer as atividades das cooperativas filiadas e a promoção do desenvolvimento social e econômico com sustentabilidade na região central do Estado. E sua sede está localizada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 133, no Jardim Pinheiros.

O Conselho de Administração eleito, após a aprovação do estatuto, é constituído pelo presidente Edgar Gomes Martins, vice-presidente Anderson Alan dos Santos Corrêa, secretária Helena Francisco da Silva e tesoureira Letícia Souza da Silva. O mandato será de três anos.

Durante a abertura da assembleia, o prefeito em exercício e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, ressaltou o empenho da gestão do prefeito Edinho Silva no suporte e incentivo à formação de cooperativas na cidade.

“Nós apostamos em iniciativas que visam a expansão de empreendimentos econômicos solidários e, consequentemente, a diminuição do desemprego, as desigualdades sociais e a geração de emprego e renda”, afirmou.

Damiano acrescentou que “as cooperativas têm um trabalho reconhecido pelo Poder Público e pela sociedade e agora com a Aracoop irão conquistar novos mercados, ampliar a eficiência e a competividade, reduzir custos e oferecer ainda mais qualidade e profissionalismo”.

Também participaram do ato as deputadas estaduais Márcia Lia (PT) e Thainara Faria (PT), os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Alcindo Sabino (PT), a presidente da Cooperativa Acácia, Helena Francisco, o presidente do Sicredi Morada do Sol, Leopoldo Carvalho de Oliveira Neto, a coordenadora de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle e representantes das cooperativas: Seiva, Morada Car, Dons Dorcas, Vitória Multisserviços, Morada Express, Panelas Unidas, Sol Nascente e Mãos que Criam.