Palestras marcam I Encontro Municipal de Redução de Risco de Desastres e Adaptação à Mudança do Clima

Além do ciclo de palestras realizado no dia 25, o evento também contou, no sábado (26), com a Oficina de SbN – Soluções baseadas na Natureza para cidades

29/10/2024 - 23h19

Palestrantes de diversas áreas foram o destaque do I Encontro Municipal de Redução de Risco de Desastres e Adaptação à Mudança do Clima, realizado nos últimos dias 25 de 26 de outubro, no Sesc Araraquara, com o objetivo de divulgar questões relacionadas às mudanças climáticas.

Organizado pelo Comitê Técnico de Redução de Riscos de Desastre e Impactos Ambientais, o evento contou com a parceria da Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), da Escola de Governo do Município de Araraquara e do Sesc Araraquara, que sediou as atividades.

Ministraram as palestras representantes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). Ao longo dos dois dias, aproximadamente 110 pessoas de diferentes setores e cidades vizinhas estiveram presentes.

Além das apresentações vinculadas às quatro frentes de atuação do Comitê: medidas estruturais, medidas não-estruturais, área rural e alerta de risco, foram apresentados também os resultados parciais das ações do Comitê, desde a sua fundação, em 2023.

O evento se alinha ao Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1989 e que é celebrado anualmente em 13 de outubro para promover uma cultura global de conscientização sobre riscos e redução de desastres.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, a primeira edição do Encontro Municipal de Redução de Risco de Desastres e Adaptação à Mudança do Clima foi um sucesso.

“Tivemos palestrantes muito qualificados que abordaram temas de extrema importância para a construção de uma cidade resiliente às mudanças do clima. Esperamos que o Comitê Técnico tenha longa vida e aguardamos a próxima edição desse evento”, afirmou Porsani.

Além do ciclo de palestras realizado no dia 25, o evento também contou, no sábado, com a Oficina de SbN – Soluções baseadas na Natureza para cidades, cujo objetivo foi esclarecer o conceito de SbN e suas diferentes tipologias, mostrando com exemplos práticos como é possível implantar este tipo de estrutura na área urbana, os locais mais ditos a recebê-las e como executar sua manutenção.