Prefeitura dá posse aos novos membros do Compphara

O objetivo do Conselho é a adoção de medidas para a defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural do município

31/10/2024 - 23h12

A Prefeitura de Araraquara realizou, na noite de quarta –feira (30), na sala de reuniões do Paço Municipal, a cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do município de Araraquara, o Compphara, nos termos lei municipal nº 8.932, de 30 de março de 2017.

O Compphara é um órgão colegiado, consultivo, de assessoria e deliberativo, diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Seu objetivo é a adoção de medidas para a defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural do município, cuja conservação se imponha em razão de fatos históricos, de seu valor folclórico, artístico, documental ou cultural, bem como dos recantos paisagísticos que mereçam ser preservados.

“Quero agradecer os integrantes do Compphara que tomam posse hoje, se comprometendo a trabalhar e participar das discussões, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas que garantirão a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do nosso município”, declarou o prefeito em exercício, Damiano Neto, ao saudar os presentes na cerimônia.

Damiano também destacou o papel dos conselhos municipais como mecanismos de interlocução permanente entre governo e sociedade civil.

“Por isso, a responsabilidade é grande. Principalmente num governo que acredita na participação popular”, enfatizou. “Temos que preservar nosso patrimônio para as futuras gerações. Temos que fazer a cidade crescer, ter uma economia forte, gerar trabalho e renda para o nosso povo, mas preservando o nosso patrimônio histórico e cultural. É uma questão que exige de todos nós muito esforço e muito empenho. Por isso, o Compphara é fundamental”, completou o prefeito em exercício.

Também participaram da mesa de autoridades da posse, o secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, e os vereadores Fabi Virgílio e Alcindo Sabino, representando a Câmara Municipal.

O Compphara é composto por titulares e seus suplentes, representantes de órgãos públicos municipais da administração direta e indireta, bem como de entidades e instituições da sociedade civil. O mandato dos integrantes é de 2 anos e eles não recebem remuneração.