FeirAfro 2024 tem inscrições abertas para seleção de afroempreendedores e de empreendimentos afros

FeirAfro 2024 será realizada no próximo 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, na Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva "Bogé", na Vila Xavier, das 16h às 22h30

05/11/2024 - 22h58

A FeirAfro 2024 vem aí! No ferido da Consciência Negra, 20 de novembro, a Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, realiza esta feira de exposição, divulgação e vendas de produtos e serviços relativos à cultura negra, dentro do calendário da campanha do “Novembro Negro – Por uma Araraquara Antirracista”.

Para tanto, estão abertas as inscrições para seleção de afroempreendedores e de empreendimentos afros para exposição e comercialização de produtos, alimentos e prestação de serviços relacionados à cultura afro.

As vagas estão disponibilizadas para os seguintes segmentos: vestuário, brinquedos, editoras, medicina fitoterápica e ancestral, nutrição e alimentação, bebidas artesanais, massagem e estética, sustentabilidade, artesanato, artes e decoração, acessórios, culinária afro-brasileira e também beleza (make, cabelo e massagens).

Alessandra Laurindo, coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, conta que “a proposta da seleção faz parte do ‘Programa Municipal Araraquara Morada do Sol e não do Racismo’, e tem como intuito promover a cultura afro e dar visibilidade aos afroempreendedores e empreendedores afro do nosso município.”

A organização lembra que a disponibilização da vaga se refere apenas ao espaço físico com 2m² destinado à exposição, não sendo disponibilizadas estruturas para montagem, como barracas, mesas ou cadeiras. A coordenadoria apenas delimitou o espaço de 2m² para todos os empreendedores.

 

Participação – Podem participar da seleção toda e qualquer pessoa, de qualquer etnia/raça que comprovadamente exerçam atividades relacionadas ao tema do evento e que possuam documentação válida junto aos órgãos competentes. “Preferencialmente pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) que queiram vender ou expor produtos e serviços dentro dos segmentos”, aponta Alessandra, lembrando que para a comercialização de alimentos e bebidas os inscritos devem estar com o Alvará Municipal e sanitário regularizados.

Os interessados podem se inscrever de duas formas: encaminhando a ficha de inscrição por e-mail, ou via formulário do Google.

Para o encaminhamento por e-mail, a ficha de inscrição (Anexo I do Edital de Chamamento) deve ser devidamente preenchida e enviada para o e-mail aepir@araraquara.sp. gov.br, com o assunto: “FICHA DE INSCRIÇÃO 8ª FEIRAFRO”.

Já os que optarem pelo formulário do Google, devem acessar o link: https://docs.google.com/ forms/d/1CNzsL7qLNzE7gVNp3BQnz 5tb1jgU1kifqZ6lwUFotmw/edit# responses . Além da ficha ou do formulário, é necessário anexar um portfólio com os produtos que serão comercializados e ou divulgados durante a feira.

O resultado dos empreendedores e empreendimentos selecionados será divulgado no próximo dia 14 no site da Prefeitura Municipal de Araraquara e no Centro de Referência Afro.

O Edital de Chamamento completo pode ser conferido no site da Prefeitura de Araraquara, na aba “Editais da Cultura”. O link direto para o edital é o: https://ecrie.com.br/ sistema/conteudos/arquivo/a_ 138_0_1_04112024163044.pdf .

Galeria de Fotos