Com o tema Mitos, lendas e causos de Araraquara, formação em Educação Patrimonial se encerra nesta terça-feira (12)

Michel Françoso e Chico Santoro são os convidados da atividade que contará com lançamento de cartilha; na terça (12) museus municipais e Arquivo Histórico funcionam a partir das 13 horas

11/11/2024 - 22h42

A Coordenadoria Executiva de Acervos e Patrimônio Histórico, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura realizam o último encontro da formação em educação patrimonial nesta terça-feira, 12 de novembro, às 9h, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A atividade é direcionada aos docentes da educação básica do município de Araraquara e aos funcionários dos museus e do Arquivo Histórico Municipal.

Nesta edição, o tema será "Mitos, lendas e causos de Araraquara”, com a presença de Michel Françoso e Francisco José Santoro. Também, neste último encontro, será apresentada a cartilha “Educar para o Patrimônio - Araraquara, uma Cidade Educadora", material informativo sobre o tema.

Vale destacar que Michel Françoso é Mestre em antropologia pela UNESP (Campus de Araraquara Faculdade de Ciências e Letras) e doutorando em antropologia social pela Universidade de São Paulo (PPGAS-USP). Tem atuado nos últimos sete anos junto a organizações presentes nas várzeas do Bixiga. Compõe o projeto internacional South Designs que investiga as relações de comunidades com seus rios urbanos nas cidades de Jacarta, Berlim e São Paulo.

Francisco José Santoro, o conhecido Chico Santoro, é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Paraná, além de músico amador e apresentador do programa "Bossa Brasileira" na Rádio Uniara. É um membro ativo do COMPPHARA (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico) e já atuou em gestões municipais, dedicando-se ao cuidado dos lugares de memória da cidade, especialmente dos prédios centenários e das praças históricas.

A coordenadora executiva de Acervos e Patrimônio Histórico, Adriana Medina, enfatiza que a formação em Educação Patrimonial, realizada em seis encontros ao longo deste ano, reuniu diversos especialistas e ativistas dos patrimônios culturais. “Estes encontros promoveram uma valiosa troca de conhecimentos e experiências, que podem ser assimilados pelos professores da rede municipal e pelos funcionários dos museus e do Arquivo Histórico para aplicação em suas atividades diárias. A cultura e a educação devem caminhar juntas e servir ao propósito de transformar os lugares de memória da cidade”, aponta a coordenadora.

Cartilha - Os encontros presenciais da formação se encerram nesta terça-feira com a apresentação da cartilha “Educar para o Patrimônio - Araraquara, uma Cidade Educadora", que estará disponível para download no site da prefeitura. O link direto para acesso é o: https://ecrie.com.br/ sistema/conteudos/arquivo/a_ 138_0_1_11112024120203.pdf .

A cartilha é fruto de uma extensa pesquisa e da ideia de que o patrimônio cultural deve ser acessível e compreensível para todos, especialmente os mais jovens.

Repleta de conceitos, atividades interativas, ilustrações e jogos, ela oferece aos estudantes um aprofundamento divertido e informativo sobre o tema.

“Nos próximos dias, a cartilha será distribuída para 5 mil alunos da rede pública municipal de ensino e estará disponível nos museus e no arquivo da cidade, além de contar com uma versão online acessível para todos os cidadãos”, destaca Adriana.

Vale destacar que, devido à realização deste encontro, os museus municipais e Arquivo Histórico permanecerão fechados na manhã do dia 11 de novembro, retornando ao funcionamento normal às 13 horas.

Galeria de Fotos