A sede da entidade está instalada no box 41 do terminal rodoviário, em espaço cedido pela Prefeitura
18/11/2024 - 22h18
O prefeito Edinho participou na manhã do último sábado (16) da inauguração da sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), instalada no box 41 do terminal rodoviário de Araraquara, espaço cedido pela Prefeitura.
A Ampara busca fortalecer o movimento em prol da conscientização e inclusão das pessoas com autismo. Formada em 2016, a Ampara nasceu com o objetivo de difundir conhecimento sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA) na sociedade, combatendo preconceitos e auxiliando na orientação de familiares, professores, cuidadores e profissionais.
A motivação para a iniciativa partiu de um grupo de pais que, após o diagnóstico de TEA dos filhos, percebeu a grande falta de orientações sobre como lidar com o autismo. A atuação da instituição foi pioneira na divulgação de informações sobre o transtorno no município e em toda região.
“Agradeço imensamente à Michele Neves, presidente da Ampara, por sua dedicação e liderança, que transformam a realidade de tantas famílias. É gratificante ver essa parceria da Prefeitura, que inclui a Caminhada de Conscientização do Autismo em abril e diversas outras ações em prol da inclusão. E esse compromisso se reflete também no Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”, inaugurado em 2020, um dos primeiros centros públicos no país a oferecer atendimento integrado e multidisciplinar para pessoas com TEA. A Prefeitura também realiza desde 2017 a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e, em 2021, Araraquara foi pioneira na iniciativa de criar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA”, afirmou o prefeito Edinho, enumerando as ações desenvolvidas visando a conscientização e inclusão das pessoas com autismo.
Desde sua formação, a Ampara vem realizando uma série de eventos, simpósios, cursos e palestras informativas sobre o tema para diversos públicos. São mais de 250 palestras, 3 mil participantes nos eventos promovidos e 350 famílias cadastradas.
Também estiveram presentes na inauguração a coordenadora de saúde da pessoa com autismo, Karina Maia; o vereador e presidente da Câmara, Paulo Landim e os vereadores Guilherme Bianco e Fabi Virgílio; além do ex-secretário de educação, Nino Mengatti e familiares e apoiadores da Ampara.