Praça do Jardim Brasília recebe academia ao ar livre

Academia ao Ar Livre “Joana Ribeiro Souza” presta homenagem a uma das primeiras moradoras do bairro

Fotógrafo: Tetê Viviani
19/11/2024 - 23h29

A Praça Carmella Vulcano Greicco, no Jardim Brasília, recebeu, nesta manhã de terça-feira (19), a 13ª academia ao ar livre entregue pela Prefeitura de Araraquara à população. Com um investimento de R$ 74.144,75 em recursos próprios, a academia reúne 11 equipamentos, dos quais dois são adaptados para pessoas com deficiência, e presta homenagem a Joana Ribeiro Souza, que foi uma das primeiras moradoras do bairro.  

A filha da homenageada, Queila Cristina Souza, esteve no ato de entrega da academia, acompanhada de outros familiares, entre eles seu pai Antonio Ferreira de Souza, e falou aos presentes, agradecendo pela homenagem à sua mãe. A intermediação para a denominação da Academia ao Ar Livre Joana Ribeiro Souza foi do vereador Edson Hel, que esteve na inauguração, representando a Câmara Municipal.

Segundo o prefeito Edinho, a academia ao ar livre se soma aos vários investimentos que a Prefeitura vem realizado no Jardim Brasília.

“Quero agradecer toda a família da dona Joana aqui presente, as amigas e os amigos. Agradeço também o vereador Edson Hel que trabalhou muito esses anos todos para que o Jardim Brasília tivesse melhorias e as melhorias vieram. Claro que sempre há o que fazer, mas hoje o bairro é outro comparado a tempos atrás, com melhorias na unidade de saúde, nesta praça, que foi revitalizada; na passagem que fizemos para a Vila Freitas, enfim, muito trabalho”, afirmou Edinho, na saudação aos presentes. “E eu fico muito feliz de estar aqui hoje, porque eu penso que as homenagens mais valorosas são aquelas em que valorizamos quem é da comunidade, quem tem a vida ligada à comunidade, o que é o caso da dona Joana”, acrescentou o prefeito.

Dona Joana Ribeiro Souza era casada com Antonio Ferreira de Souza, com quem teve a filha Queila. O casal construiu uma casa no Jardim Brasília, sendo um dos primeiros moradores do bairro. Ela foi protetora dos animais e também ajudava famílias que precisavam de caridade, além de ter sido voluntária do Rotary Club, fazendo fraldas. Foi pioneira nas plantações de árvores frutíferas e de outras qualidades variadas junto com a sua amiga e vizinha, Dulce. Foi assim que surgiram as mais belas árvores na praça próxima à creche do bairro. Dona Joana faleceu em 17 de abril de 2018.

Para encerrar a cerimônia, que contou também com a presença da presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, o prefeito Edinho descerrou a placa de inauguração da academia ao ar livre, junto com a família, e entregou a Queila, filha de dona Joana Ribeiro Souza, uma réplica da placa que presta homenagem à sua mãe.