Araraquara recebe certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV

Em solenidade realizada na Câmara Municipal, membros da Coordenadoria de Vigilância em Saúde celebram conquista e relembram esforços para alcançar este reconhecimento

04/12/2024 - 23h57

Na tarde da terça-feira (03), na Câmara Municipal, foi realizada a solenidade alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, em 1º de dezembro. Na ocasião estiveram reunidos parte da equipe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, do Programa Municipal de IST/AIDS, a vereadora Filipa Brunelli e ativistas. Além de homenagear as vidas perdidas em decorrência da infecção, também houve comemoração: a entrega da placa de certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV e Sífilis no município, enviada pelo Ministério da Saúde. A placa simboliza um marco: que a transmissão dos vírus de mãe para filho durante a gestação, o parto e no puerpério está zerada. Desde 2002 já não havia casos de crianças nascidas com HIV em Araraquara.

Saliane Ribeiro, gestora do Programa Municipal de IST/AIDS e do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, em fala emocionada, pontuou: "É uma honra muito grande. É uma plaquinha singela, mas que tem um peso muito grande no nosso município, principalmente para aquelas mães que vivem com o vírus, e que hoje têm o direito de terem os seus filhos livres, que já nascem com uma carta de alforria: eles nascem sem o vírus. Esse selo é um compromisso do Brasil com a OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde] e com a OMS [Organização Mundial da Saúde], todos engajados nessa luta que é a eliminação da transmissão vertical, não só do HIV, como da Sífilis, Hepatite B, Doença de Chagas e HTLV."


A gestora destacou que ainda existe muito preconceito em relação ao vírus e às pessoas que vivem com o vírus, e que é necessário continuar investindo em políticas públicas e campanhas de conscientização para que as novas gerações possam se prevenir.

Marisa Marques Monteiro, enfermeira do SESA - Serviço Especial de Saúde de Araraquara, que atua na assistência às pessoas vivendo com IST/HIV/AIDS, também discursou no evento. "Nós conseguimos esse resultado maravilhoso, um trabalho compartilhado que compreende todas as instâncias de atendimento. É a história do SUS em Araraquara. Somos um município prioritário e que tem representatividade na questão da vigilância em HIV. Muito mais do que uma placa, [a certificação] é o fruto concreto do êxito de todos que estão envolvidos nesse trabalho."

A secretária municipal de saúde, Juliana Lujan, parabenizou a equipe. "Minha palavra aqui hoje é realmente a minha homenagem e o meu agradecimento muito grande a vocês, e dar os parabéns por tudo o que vocês fizeram, porque não é simples, não é fácil, e não é atrás de uma mesa ou cumprindo um horário de trabalho, é para quem tem ideologia acima de tudo. Ideologia e comprometimento com o outro. Espero que este seja um pedaço do SUS de Araraquara que continue tão ativo como ele sempre foi, tão reconhecido como ele sempre foi".

A vereadora Filipa Brunelli (PT), também felicitou a equipe de Vigilância e ressaltou a luta social e política de todos os grupos vulneráveis pelo acesso a direitos, como programas de prevenção (profilaxia pré e pós exposição, testes rápidos). Ela se comprometeu a continuar defendendo estas pautas durante seu novo mandato.

A cerimônia terminou com uma oração e ao som de Ave Maria de Gonoud.