Foram investidos R$ 2.353.677,00 no nosso sistema que irá coletar e armazenar toda a água residual do processo de tratamento de água superficial da ETA Paiol
10/12/2024 - 22h09
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e a Prefeitura de Araraquara entregaram, na manhã desta segunda-feira, o Sistema de Regularização da Vazão do Lodo da Estação de Tratamento de Água do Paiol (ETA Paiol).
Foram investidos R$ 2.353.677,00 no nosso sistema que, irá coletar e armazenar toda a água residual do processo de tratamento de água superficial da ETA Paiol. As águas utilizadas no processo de lavagem de filtros e no descarte de lodo da unidade de decantação serão direcionadas para o sistema, onde serão homogeneizadas e bombeadas para a rede de esgotamento sanitário até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Araraquara).
Dessa forma, através deste sistema, os resíduos retirados, que até então eram descartados no Ribeirão das Cruzes, passam a ser devidamente tratados na ETE Araraquara.
“Por isso é uma obra muito importante e revolucionária em termos técnicos. Em vez de jogarmos esses resíduos no rio, vamos trazer para esse tanque, tratar e devolver para a rede de esgoto. Como vocês podem ver, o sistema já está funcionando”, apontou o prefeito Edinho, em live realizada nesta manhã do local e transmitida em suas redes sociais.
Acompanharam o prefeito, servidores e gestores do Daae, entre eles a superintendente do Daae, Ada Salmazo, e o diretor de Planejamento da autarquia, José Braz Scognamiglio, o engenheiro Marcos Luiz de Souza, engenheiro responsável, além de representantes da empresa Exetécnica Engenharia Ltda, responsável pela obra.