Placa oficializa homenagem a Geraldo Polezze na sala da TV Câmara

Projeto de lei aprovado em julho, de autoria de Lineu Carlos de Assis (Novo), reconhece legado do jornalista e vereador, que faleceu em 2021

11/12/2024 - 23h04

A Câmara Municipal de Araraquara realizou nesta terça-feira (10) o descerramento da placa que dá o nome de “Jornalista e Vereador Geraldo Polezze” para a sala em que está alocada a TV Câmara, ao lado do Plenário do Legislativo.

A homenagem foi aprovada pela Câmara em julho deste ano e é de iniciativa do vereador Lineu Carlos de Assis (Novo), autor do projeto de lei.

Pelo canal 17 da rede a cabo Claro/Net e pelas redes sociais, a TV Câmara realiza transmissões ao vivo dos eventos do Legislativo e produz reportagens, entrevistas, programas e boletins, divulgando conteúdo informativo, educativo e cultural.

“Hoje eternizamos o nome de uma das figuras mais marcantes da história de Araraquara”, afirmou o presidente do Legislativo, Paulo Landim (PT). “Um homem que deixou um legado ímpar na comunicação e na vida pública da nossa cidade. Seja no rádio, na televisão, no jornalismo impresso, Polezze sempre exerceu seu ofício com paixão. Como vereador, Polezze trouxe consigo o olhar de quem conhecia como ninguém os anseios da população”, complementou.

O autor da homenagem afirmou que Polezze “foi um ser humano da melhor qualidade e faz falta no nosso dia a dia”. “Foi com muita alegria que sugeri essa homenagem a ele. E, graças a Deus, foi aprovada pela Câmara. Obrigado, Polezze”, declarou Lineu.

Neto do homenageado, Luigi Polezze falou sobre sua relação com o avô e sobre a importância do jornalista para Araraquara. “Geraldo Polezze foi mais que um avô para mim. Agora, que estou tentando carregar uma parte de seu legado, vejo quantos laços fortíssimos ele fez na cidade, quantos amigos ele fez e o quanto ele pôde contribuir. Ele me ensinou a ser um jornalista, a ser um homem. Darei tudo de mim para não deixar seu legado morrer”, salientou.

Representando a família de Polezze, ainda estiveram presentes Marilene Volpatti Polezze (viúva), Gildo de Camargo (tio), Carlos Fernando Camargo (primo) e Sebastião Brito Fernandes (cunhado).

Também participaram do ato de descerramento da placa o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), e amigos do homenageado.


Biografia
Filho de Santo Polezze e de Gidalia de Camargo Polezze, Geraldo Polezze nasceu em 14 de novembro de 1945 no então distrito de Gavião Peixoto, que pertencia a Araraquara. Jovem atuante na comunidade araraquarense, ele foi comentarista em igrejas e locutor de quermesses.

Jornalista, radialista e publicitário, Polezze teve trajetória marcante pelas rádios A Voz da Araraquarense (atual Morada do Sol) e Cultura, além da TV Ara (atual TV Cultura Paulista). Ao longo de 30 anos, apresentou programas musicais, de notícias e de entrevistas. Também fundou o “Jornal de Araraquara”, que possui 32 anos de circulação.

Em paralelo à carreira jornalística, ele também foi vereador por três mandatos, entre 1977 e 1992, e presidiu a Câmara de Araraquara entre 1º de fevereiro de 1981 e 31 de janeiro de 1983. Polezze faleceu em 2021, aos 75 anos.

Mais detalhes da vida de Polezze e de sua atuação parlamentar estão em página especial no site da Câmara.