O balanço do trabalho da Ouvidoria do Município é o destaque do Canal Direto Especial de Fim de ano, com a Ouvidora Fernanda Fegadolli do Nascimento
11/12/2024 - 23h06
Canal Direto - Fernanda Fegadoll
A Ouvidoria do Município deve fechar o ano de 2024 contabilizando cerca de 20 mil atendimentos de demandas da população, entre orientações e encaminhamentos, nas mais variadas áreas da Prefeitura. Foi o que revelou a Ouvidora-Geral do Município, Fernanda Fegadolli do Nascimento, em entrevista ao Canal Direto Especial de Fim de Ano da Prefeitura, na qual ela faz um balanço das atividades e sobre a importância da Ouvidoria.
“A Ouvidoria é um canal direto entre a população e a Prefeitura. Então, eu costumo dizer que a gente está aqui como um ombro, porque a gente recebe demanda, a gente orienta. Nosso principal objetivo é resolver os problemas da população: um pedido que a pessoa já tenha feito para a Prefeitura e, por algum motivo, não foi atendido ou está atrasado, nós ajudamos a solucionar. Estamos aqui também para orientar; às vezes, a dúvida é a quem recorrer para uma determinada demanda, na Prefeitura ou qualquer outro órgão público”, exemplificou.
Ainda de acordo com Fernanda, cerca de 20 mil atendimentos são registrados anualmente pela Ouvidoria. Somente no primeiro semestre de 2024, de acordo com balanço apresentado pela ouvidoria, foram 9.700 atendimentos, Entre as demandas registradas, ela destaca as demandas envolvendo iluminação pública, que somaram 2.400, além de outros 2.014 atendimentos relacionados à Coordenadoria do Bem-estar Animal e mais 4.149 atendimentos gerais, incluindo orientações e encaminhamentos.
Ela também ressalta o esforço dos servidores da Ouvidoria para concluir todos os atendimentos no prazo, que, de acordo com a legislação vigente, é de até 30 dias.
“Trabalhamos muito e devemos fechar o ano com aproximadamente 20 mil atendimentos. Estamos prontos para atender as demandas da população. A gente percebe a segurança da população ao entrar em contato com a Ouvidoria. As pessoas sabem que vão ligar na Ouvidoria e terão seus problemas resolvidos”, afirma.
A respeito do encerramento do seu trabalho junto à Ouvidoria Geral do Município, Fernanda Fegadolli do Nascimento diz que se sente orgulhosa por participar da criação da Ouvidoria.
“Fomos estudar as leis, depois criamos a lei municipal que instituiu a Ouvidoria, contratamos o sistema que hoje atende a população e treinamos os funcionários. Fico nostálgica de encerrar esse mandato, porque, para dizer a verdade, a Ouvidoria é como uma filha para mim. Foi um aprendizado muito grande; eu aprendi como funciona cada cantinho da Prefeitura. Aprendi também a conhecer as dificuldades da população, o quanto a nossa população é carente de informação, é carente de cuidado. E temos tantas políticas públicas para ajudar essa população. Torço para que esse cuidado continue”, avaliou a Ouvidora. “E desejo que cada família, cada pai, cada mãe, cada lar na nossa cidade, consiga ter um final de ano cheio de amor, de fraternidade, de alegria e muita fé. A gente precisa muito ter fé nas coisas, fé em Deus, fé nas pessoas e acreditar que as coisas vão dar certo”, concluiu Fernanda Fegadolli.
O atendimento presencial da Ouvidoria, na sede instalada no Terminal Rodoviário, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O telefone que também recebe denúncias, reclamações, elogios e sugestões referentes aos serviços públicos é o 156.