Secretário destaca modernização no trânsito de Araraquara

Em entrevista especial, Nilson Carneiro enumera série de investimentos no setor durante o governo Edinho

Fotógrafo: Divulgação
16/12/2024 - 23h28

Em entrevista ao Canal Direto Especial de Fim de Ano da Prefeitura, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, faz um balanço na gestão da Pasta durante o governo do prefeito Edinho.


Nilson ressalta os investimentos para aumentar a segurança no trânsito em Araraquara, além da modernização do sistema de semáforos e do transporte público e das ações de conscientização. 


“Um dos grandes investimentos foi na segurança do trânsito. A gente continuou um trabalho de quase 16 anos, que é o Consetran. Treinamos todos os professores, das redes municipal, estadual e particular sobre segurança do trânsito, para alunos de toda a cidade e de todas as idades, até o colégio ou segundo grau. Aí, eles fazem os trabalhos, nós julgamos e premiamos. Este é um dos trabalhos que a gente acha mais forte, que é de educação no trânsito.


“Um outro trabalho realizado com sucesso é sobre os investimentos para a segurança do trânsito. Cercamos todas as escolas, grande parte delas com lombofaixas, outras com lombadas e sinalização massiva de trânsito. Com isso, reduzimos o número de acidentes em Araraquara.

 


Nova sinalização


Temos também grandes investimentos na sinalização, de cerca de R$ 12 milhões por ano, envolvendo equipamentos para a Guarda Municipal e para os agentes de trânsito, tudo o que envolve segurança no trânsito.


Houve uma redução de acidentes de trânsito depois do Covid e mesmo durante a pandemia. Hoje, mesmo com quase 25% do modal da cidade circulando em motocicleta, estamos conseguindo reduzir o número de acidentes, conforme dados do Infossiga do Detran.


Temos também os investimentos da Jornada Expressa, na Avenida 36 (Francisco Culturato), que eram os dois corredores de maior acidentalidade. Fizemos uma parceria com o Detran de São Paulo, que nos enviou os recursos, nós semaforizamos todos esses locais com o tempo de pedestre e uma série de outros fatores, sempre com o objetivo de garantir a segurança.


Outro exemplo é em relação aos investimentos da iniciativa privada, no que a gente chama de polo gerador de tráfego. Por exemplo, na Avenida 36, com várias empresas e supermercado que lá se instalaram, e até em conjuntos habitacionais daquela região, fizemos um trabalho de novas geometrias de áreas, novos semáforos, dando a expectativa para a população que ela pode fazer investimentos imobiliários que o trânsito vai acompanhar e dar condições de acessibilidade para esses novos empreendimentos.

 


Mais rapidez

Estamos modernizando todo o sistema, toda a parte de monitoramento semafórico. Hoje, nós consertamos o semáforo com um app. Com o próprio celular, conseguimos dar manutenção ao semáforo, a não ser quando tenha curto, aí a equipe vai ao local.


Estamos com mais rapidez também em relação ao transporte coletivo. Nós monitoramos toda a frota por um sistema de GPS, hoje o usuário pode comprar crédito também pela internet, não precisa ir ao Terminal, embora possa comprar também no Terminal de Integração e na Rodoviária.


Estamos investindo muito nessa área, temos também um serviço importante, que é o transporte porta-a-porta, das pessoas com deficiência. O pessoal liga e agenda, levamos ao médico, ao dentista, ao fisioterapeuta e em outros lugares que precisar.


É uma área muito importante para a vida da população. O deslocamento é essencial, a pessoa tem que sair de casa para estudar, para trabalhar, ou para o lazer no fim de semana, para uma série de coisas. Acho o deslocamento uma coisa superimportante em qualquer município.


Em Araraquara, cidade próxima de 250 mil habitantes, temos hoje quase 200 mil veículos cadastrados e o modal motocicleta é o que cresce mais em número de viagens. Por isso, a gente tem um grande cuidado em sinalizar bem a cidade, para que exista um conforto no deslocamento.


Também, para não haver excesso de velocidade, temos o controle de velocidade através dos radares, que tem reduzido acidentes em vários cruzamentos da cidade.


Vamos deixar um legado da modernização do sistema de transporte. O usuário sabe hoje, pelo aplicativo, o horário em que o ônibus vai passar no ponto, porque avançamos muito no que a gente chama de sistemas inteligentes de transporte.

 


Mais facilidades

Além da facilidade para o usuário do transporte público ao comprar e carregar o seu cartão de crédito para utilizar os ônibus, nós modernizamos também o sistema da Área Azul com aplicativo, que através do celular, determina o tempo de uso necessário do estacionamento. Já estamos com mais de 80% do carregamento de crédito do sistema de Área Azul por aplicativo.


Isso é uma forma de incentivar a acessibilidade também na área central, para trazer as pessoas ao comércio, já que existe uma área de comércio tradicional, principalmente nas ruas Nove de Julho (rua 2) e São Bento (rua 3) e nas avenidas do entorno. Por isso, o sistema de Área Azul está hoje entre os mais modernos no Brasil”.


No final da entrevista, Nilson Carneiro reforçou a recomendação para motoristas e pedestres: que todos respeitem a sinalização de trânsito em Araraquara, com muita atenção às cores do semáforo, em todas as vias públicas.


O Canal Direto Especial de Fim de Ano da Prefeitura está disponível para visualização no Instagrame e no Facebook e em outras plataformas digitais do município.