Segundo Renato Ribeiro, obras da Via Expressa e Parque dos Trilhos significarão um novo marco para Araraquara
Fotógrafo: Divulgação
19/12/2024 - 22h44
O Chefe de Gabinete Renato Ribeiro destaca, em entrevista ao Canal Direto Especial de Fim de Ano da Prefeitura, o papel do seu setor no governo do prefeito Edinho, que termina agora, no dia 31 de dezembro, após os oito anos.
Para Renato, o anúncio das obras na Via Expressa, que visam resolver problemas com enchentes em áreas sensíveis da cidade, foi um dos grandes momentos do governo Edinho, porque, conforme diz, será um marco para Araraquara.
“A Chefia de Gabinete tem um papel muito importante para o funcionamento da máquina da Prefeitura, principalmente do governo. A gente faz uma articulação interna, e, embora ela fique mais a cargo da Secretaria de Governo, a gente sempre compartilha, a conduz, junto com nosso secretário de governo, Donizete Simioni. Principalmente a articulação de dentro para fora, todas as relações que a Prefeitura e o prefeito têm com o governador, com deputados, com ministérios.
E há, claro, no dia a dia, a nossa relação principalmente com a Câmara Municipal, que foi, nesses últimos oito anos, uma grande parceira da Prefeitura, na aprovação de leis, de projetos importantes para o bom funcionamento da cidade, pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Então, sempre que a gente precisa fazer esse processo de convencimento, de conversa, de articulação com a Câmara, começa sempre por aqui.
Muitas vezes a Câmara também nos procura, outras vezes eu procuro direto, ou algum secretário pede para fazer essa intermediação. Então, é um papel que, de fato, para a cidade, às vezes, não fica tão visível, mas no funcionamento interno é bem importante.
Praticamente, tudo o que acontece na Prefeitura, de alguma forma, passa pela Chefia de Governo, seja no sentido de começar processos, ou acompanhar, conversar com secretários.
Novo marco
Eu acho que a gente teve neste ano dois momentos muito próximos e muito importantes para a cidade, mas que, pessoalmente, também me tocaram bastante. Um deles foi o anúncio das obras da Via Expressa (Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira), com a vinda do presidente Lula, num momento decisivo para a história de Araraquara.
Eu não tenho dúvidas que as obras da Expressa, fruto dessa construção do prefeito Edinho junto com o governo Lula, serão um marco, com uma Araraquara antes e uma Araraquara depois das obras. A gente está falando do combate a enchentes, que é um problema antigo na nossa cidade, além (da construção) dos (futuros) parques.
O Parque dos Trilhos vai, finalmente, dar unidade a essas duas partes da cidade (centro e região leste, hoje separados pela linha férrea). Acho que esse será um legado importante e a gente trabalhou incansavelmente com todas as secretarias para isso. E a Secretaria de Obras e a de Desenvolvimento Urbano foram fundamentais neste projeto.
No dia seguinte à vinda do presidente Lula, a gente teve a Conferência da Participação Popular. O Orçamento Participativo (OP) é uma marca também dessa gestão, ao trazer a população para o debate. Já fui coordenador do OP, por isso este é um dos fatores que me emocionaram bastante. Às vezes é uma coisa boa, mas, às vezes, você fala vamos fazer uma reforma numa escola, vamos aumentar a sala. E aí quando você vai conversar, as pessoas falam que a sala não precisa ser aumenta, tomam outra decisão, porque são pessoas que vivem aquela realidade.
Então, (é bom) fazer um governo participativo e eu tive essa honra, essa alegria, de ter sido coordenador de Participação Popular. A conferência foi muito marcante, até por um motivo pessoal, porque eu estava internado nos dois dias e muito ansioso para o que ia acontecer. E me lembro de receber as fotos da conferência, a participação estava enorme, a gente reservou um espaço e teve que correr para outro maior, porque não cabia todo mundo no que a gente tinha planejado.
Aprendizado
Acho que o primeiro sentimento agora é o do dever cumprido, tudo o que a gente podia fazer em prol da população de Araraquara a gente fez. Foram anos trabalhando sete dias por semana, quase 24 horas por dia, eu falo isso sem nenhum exagero, o celular nunca para, não tem folga, não tem descanso.
Acho que o maior aprendizado é esse, que toda essa burocracia, toda essa estrutura, que se movimentam para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É sempre um exercício fazer essa máquina rodar. E quando a máquina gira bem e as pessoas vivem bem, acho que cumprimos bem o nosso papel de todo dia.
O Canal Direto Especial de Fim de Ano da Prefeitura está disponível para visualização no Instagram e no Facebook e em outras plataformas digitais do município.