Domingo (12): Cortejo Águas de Oxalá tem início pela manhã com concentração no Teatro Municipal

Cortejo, que faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Araraquara, segue para Praça Scalamandré Sobrinho

10/01/2025 - 00h11

Neste domingo, 12 de janeiro, será realizado o Cortejo Águas de Oxalá, com concentração a partir das 9h em frente ao Teatro Municipal, na Praça Lívio Abramo. A atividade gratuita, em sua 3ª edição, é uma realização dos religiosos de Matrizes Africanas de Araraquara, com apoio da Prefeitura Municipal; COMCEDIR – Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara; Núcleo de Saúde da População Negra e Populacao de Terreiros Nair Claudino; Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro-Brasileira de Araraquara; Programa Nacional dos Comitês de Cultura de S. Paulo, Ministério da Cultura – Governo Federal, Baque Angola e Feira Pôr do Sol.

O Cortejo Águas de Oxalá faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara e é realizado em cumprimento à Lei 10.744, de 22 de março de 2023. A atividade marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (comemorado em 21 de janeiro), instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 2007, e tem o objetivo de promover a valorização da cultura e das tradições religiosas de matriz africana, além de conferir visibilidade ao combate ao racismo, sobretudo o racismo religioso.

A concentração do cortejo será na Praça Lívio Abramo, em frente ao Teatro Municipal a partir das 9h, com destino à Praça Scalamandré Sobrinho, onde haverá acolhida e bênção dos participantes, além de cantos, saudações, orações e falas sobre intolerância religiosa, racismo e culto à Oxalá. As atividades também contarão com a participação do grupo Maracatu Sementes Crioulas e de apresentações de capoeiristas, cantores e artistas, além de uma feira com afro-empreendedores.

O evento irá reunir: lideranças de religiões de matrizes africanas, membros do COMCEDIR, da Comissão de Religiões de Matrizes Africanas do COMCEDIR, do NUPE - Faculdade de Ciências Farmacêuticas Unesp (Núcleo de Pesquisa e Projeto de Extensão), da Saúde da População Negra Nair Claudino e da Saúde da População de Terreiros.

É solicitado aos participantes o uso de roupas brancas, já que Oxalá é venerado como o detentor do pano branco, símbolo da cor branca, que incorpora todas as cores do espectro do arco-íris em uma harmoniosa união.

O Teatro Municipal está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº, no Jardim Primavera), enquanto a Praça Scalamandré Sobrinho fica na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, na Vila Ferroviária.

Águas de Oxalá - Nos terreiros de candomblés e umbanda, as águas de Oxalá costumam ocorrer em janeiro justamente para que o ano comece em paz, com muita paciência e serenidade. Assim, as águas relacionadas a Oxalá, representam a purificação, lavando tudo o que não serve mais para que se possa receber novas bênçãos.

Vale destacar que Oxalá é o mais velho dentre todos os orixás, é aquele a quem todos devem respeito por representar o que há de mais lindo na cultura iorubá: a sabedoria advinda da senioridade. Cultuado em terreiros de umbanda e candomblé, Oxalá é um orixá de extrema importância para os cultos afro-brasileiros, pois, segundo os itans (mitos de origem iorubá), foi ele que participou da criação do mundo e dos seres humanos.

Assim, Oxalá é a personificação pura da sabedoria, a síntese de tudo, e está presente em cada ser humano.

SERVIÇO:

Cortejo Águas de Oxalá
Data: domingo (12 de janeiro)
Horário: 9h - concentração em frente ao Teatro Municipal (Av. Bento de Abreu, s/nº - Jardim Primavera), com destino à Praça Scalamandré Sobrinho (Rua Mauro Pinheiro, s/nº - Vila Ferroviária)

Grátis

Galeria de Fotos