Bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato: confira o horário das férias

Bibliotecas municipais de Araraquara: além de livros para pesquisas e empréstimos, espaços contam com exposição artística e brinquedoteca

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
10/01/2025 - 00h16

Muita gente em férias em janeiro e, para aproveitar um programa cultural, que tal conhecer a Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato? Os espaços contam com um acervo total com mais de 100 mil obras e estão funcionando, neste período das férias, das 8h15 às 18 horas.

A leitura é uma prática que traz muitos benefícios, tanto para a saúde mental como para o desenvolvimento de habilidades, como: a concentração, a memória, o raciocínio, a compreensão, a linguagem oral e a capacidade criativa. Ainda, a leitura pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, e pode ser uma ferramenta no tratamento de doenças psíquicas, além de ajudar a formar cidadãos conscientes e críticos, aptos a interferir diretamente na sua realidade.

As bibliotecas municipais são ótimas opções para visitas em busca de novos títulos ou pesquisas. No momento, as duas bibliotecas reúnem mais de 73 mil leitores cadastrados. Para o cadastro nas bibliotecas são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG, e comprovante de residência (conta de água ou luz ou telefone) do mês atual.

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato estão localizadas no endereço: Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro. O fone de contato é o 3332-0777, enquanto o e-mail é o: bibliotecamunicipal@araraquara.sp.gov.br.

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato - A leitura é uma prática que pode ser estimulada desde a infância, e os impactos positivos podem ser muito maiores. Vale destacar que a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato possui um acervo com 19.892 volumes, além de uma brinquedoteca com muitas atrações para as crianças, como jogos e brinquedos pedagógicos diversificados.

A Biblioteca Infantil tem uma média de 300 empréstimos de livros por mês. Ainda, são muitos os títulos infantis e infanto-juvenis de obras literárias, além de gibis - tudo à disposição dos pequenos usuários, tanto para empréstimo como para a leitura na própria biblioteca.

A biblioteca adota o sistema de acervo aberto, ou seja, o leitor tem livre acesso às estantes, pode escolher o livro para empréstimo, após cadastrar-se.

Biblioteca Municipal Mário de Andrade - Já Biblioteca Municipal Mário de Andrade possui um acervo de 81.596 volumes e o usuário ainda pode utilizar: a Sala de Estudo e Pesquisa e a Seção Circulante, além do auditório em eventos realizados durante o funcionamento da biblioteca.

Os números indicam aproximadamente 500 empréstimos mensais de obras literárias da Seção Circulante. O acervo é formado por livros, livros em Braille, jornais diários (do ano anterior e do ano corrente) e revistas de assuntos variados.

Também há a Biblioteca Municipal Ambiental Verde e Azul, um espaço que concentra títulos relacionados ao meio ambiente para pesquisas de professores, consultas de alunos e interessados em geral com o objetivo de disseminar a educação ambiental.

A Biblioteca Mário de Andrade possui dois acervos especiais integram o acervo: uma delas é a Sala Pio Lourenço Corrêa, que abriga uma parte da biblioteca particular do filólogo araraquarense Pio Lourenço Corrêa, doada à biblioteca municipal em 1957, após seu falecimento. O acervo da sala é composto por obras raras, principalmente sobre literatura e línguas portuguesa e brasileira. Inclui vários livros de Mário de Andrade, em 1ª edição, com dedicatória, que o escritor doou a seu parente o filólogo Pio Lourenço Corrêa. Também abriga os livros que Mário de Andrade doou à Biblioteca, bem como a mesa onde ele rascunhou sua famosa obra “Macunaíma”, durante o tempo que passava as férias na chácara Sapucaia onde morava Pio Lourenço Corrêa.

A segunda sala do acervo especial é a Sala de Artes Professor Lafayette Carvalho de Toledo, doada à biblioteca em 1988, com um acervo composto de obras raras, especialmente sobre artes plásticas.

Exposição Salão MIS - Ainda, vale destacar que a Biblioteca Mário de Andrade está com uma exposição de fotografias no saguão inferior: é o 3º Salão da Imagem e do Som de Araraquara – Salão MIS, que tem como tema “Memórias, Patrimônios e Sustentabilidade”, com artistas compartilhando suas visões sobre o que significa patrimônio, seja material ou imaterial, em um contexto que dialoga com as importantes questões ambientais e de sustentabilidade que permeiam nosso tempo.

História - A Biblioteca Pública Municipal de Araraquara teve como incentivador o escritor Mário de Andrade que vinha frequentemente à Araraquara visitar familiares, entre eles, o filólogo Pio Lourenço Corrêa que possuía a chácara Sapucaia, onde Mário rascunhou a obra "Macunaíma", em 1926.

Mário ofertou 600 exemplares de sua coleção particular, despachando-os em nove caixas que aqui chegaram de trem, em 1943. As atividades da Biblioteca começaram em 1943, funcionando por 13 anos numa sala do Palacete São Bento, localizado na Rua São Bento, nas antigas instalações da Prefeitura Municipal. Por 20 anos (de 1956 a julho de 1976) funcionou em um casarão localizado a Rua Padre Duarte, entre as avenidas Feijó e José Bonifácio.

Em 24 de julho de 1976 foi inaugurado o novo prédio da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade e da Biblioteca Infantil Municipal Monteiro Lobato, projetado pelo arquiteto Arnaldo Gonzales Palamone Lepre.

SERVIÇO:

Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Endereço: Rua Carlos Gomes, 1729 - Centro

Atendimento: segunda à sexta-feira

Horário de férias: 8h15 às 18 horas

E-mail: bibliotecamunicipal@araraquara.sp.gov.br

Telefone: (16) 3332-0777