Programa 100 Città forma primeira turma

Prefeito lança Campanha Mulheres Sem Medo

Fotógrafo: João Pires/LBF
01/12/2011 - 01h59

A Prefeitura concluiu a formação da primeira turma do programa internacional 100 Città na terça-feira (29), no Centro Internacional de Convenção Doutor Nelson Barbieri. Apenas seis cidades brasileiras estão inseridas no programa organizado pela União Européia.
Durante a solenidade, o prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado da presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, enalteceu a persistência dos participantes e o empenho dos profissionais envolvidos na capacitação. “Poderemos avançar mais e expandir o programa em parceria com a União Européia para agregar mais cidades vizinhas ao combate à violência doméstica”, enfatizou.
Marcelo acrescentou que “além da proteção as vítimas da violência é fundamental a busca da qualificação para que as mulheres consigam a reinserção ao mercado de trabaho e conquistem autonomia”.
“Com o empenho de todos os envolvidos, Centro de Referência da Mulher, Cedro Mulher, ONGs, OAB, Câmara Municipal, Delegacia da Mulher, Senai, Fábrica Lupo, vamos solicitar a renovação do programa 100 Cittá para o próximo ano”, adiantou o prefeito. O vereador Fernando César Câmara (Galo), que representou o presidente da Câmara, Aluisio Braz (Boi), destacou a gestão séria do governo municipal no jeito de tratar as demandas do movimento negro, juventude, idosos e mulheres. “É um orgulho para nossa cidade ter uma agenda positiva sempre apoiada pelos vereadores e deputados”. 
A coordenadora do Centro e Referência da Mulher, Valéria Brogna, parabenizou as formandas e reforçou o apelo para que passem adiante o conhecimento adquirido durante o curso. 
Para a presidente do Cedro Mulher, Edna Martins, o resultado do aprendizado é positivo. Ela elogiou a atitude do prefeito em abrir as portas, por meio do diálogo, para implantação de projetos de políticas públicas para as mulheres. 

Confiança

A dona de casa Joana Corrêia da Silva, 54, mãe de dois filhos, conheceu o programa no Centro de Referência de Assistência Social, do Parque São Paulo, e contou que aprendeu muito com o 100 Città. “No começo das aulas me senti deslocada, depois fui aprendendo a confeccionar shorts, camisetas, camisas com bolsos e calças. Agora, estou confiante em arrumar um trabalho de costureira de máquina reta e overloque”.
Outra formanda, a secretária Sandra Regina Rolfsen de Godoi, 51, assimilou bem o problema da violência doméstica. “A raiz do problema está no agressor que deve ter amparo psicólogo. As lições do programa serão úteis para o fortalecimento do protocolo da rede municipal de atendimento às vítimas da violência doméstica”, resumiu Sandra. 

Campanha

A formação de uma grande rede de proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica é o objetivo da Campanha Mulheres Sem Medo. 
Um selo de identificação foi criado e estará exposto em vários locais de acolhimento, assistência e encaminhamento das vítimas. A população poderá fazer denúncia, anonimamente, pelo telefone 180.