Araraquara adere a serviço de alertas de emergência da Defesa Civil Nacional

Plataforma possibilita emitir avisos de situações de desastre para celulares cadastrados

22/01/2025 - 19h11

A Defesa Civil de Araraquara foi aceita no cadastro do Idap - Interface de Divulgação de Alertas Públicos, que é uma ferramenta utilizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para manter a população informada em caso de riscos de desastre. Quando estiverem previstos eventos de risco no município, a Defesa Civil enviará a informação para o sistema, que em seguida irá disparar os avisos para todos os usuários cadastrados. Os alertas serão emitidos nos casos de classificação de risco baixo, moderado, alto ou muito alto.

Os munícipes que tiverem interesse em receber os alertas por mensagem no celular devem enviar uma SMS para o número 40199 com o CEP do local onde mora, ou de outra localidade de interesse em Araraquara. Não há limite de quantidade de locais que podem ser cadastrados, porém é necessário enviar uma SMS para cada CEP. O serviço é gratuito.

De acordo com o coronel Alexandre Luis dos Santos, coordenador executivo da Defesa Civil, a inclusão de Araraquara no Idap representa um avanço na proteção aos cidadãos do município: "O monitoramento é feito pelos geólogos, engenheiros e meteorologistas em Brasília. É um centro que funciona 24 horas por dia, portanto as informações são técnicas. Conseguimos acessar o sistema e ver as informações específicas da nossa cidade. Isso dá maior credibilidade ao serviço, para que as pessoas possam receber os alertas e adotar uma mudança de comportamento". Desta forma, conclui, é possível gerar maior conscientização em relação a medidas de proteção diante de situações de risco.

É importante ressaltar que também existe o sistema "Defesa Civil Alerta" para os casos mais graves, em que somente os alertas severos e extremos são enviados. Este serviço é gerenciado pelo órgão estadual e é ativado em casos de iminência de desastres em áreas de risco, como inundações e deslizamentos. Nessas situações, o sistema da Defesa Civil utiliza as redes 4G e 5G para enviar as mensagens a todos os aparelhos, sem necessidade de cadastro prévio. Nos eventos severos, a mensagem de texto vem acompanhada de sinal sonoro parecido com o de uma SMS, mas que não irá soar em modo silencioso. Já em eventos extremos, nos quais existe ameaça à vida ou à propriedade e a população precisa adotar medidas de proteção imediatas, o aviso aciona um sinal sonoro no celular semelhante a uma sirene, mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso e sem crédito.

A Defesa Civil está priorizando a gestão de prevenção de riscos, dentro do lema "Defesa Civil somos todos nós".

Galeria de Fotos