28/10/2026   |   Araraquara · SP | 🌤️ 18°C Névoa de fumaça WeatherAPI Instagram WhatsApp | Jornal Impresso Contato

A informação que faz parte da sua cidade.

☰ Menu
PUBLICAÇÕES LEGAIS

Editais e Atas

Consulte as publicações ou fale com nossa equipe para publicar.

Publicidade
Home  ›  Notícias  ›  Cidade
Cidade

Defesa Civil capacita agentes em Araraquara para enfrentar período chuvoso

Treinamento para a ‘Operação SP Sempre Alerta, Chuvas de 2025’ será realizado nesta 4ª feira (29), no Sest-Senat

Foto: Ilustração Defesa Civil 28/01/2025 - 20h08
Defesa Civil capacita agentes em Araraquara para enfrentar período chuvoso

Com a presença do prefeito Dr. Lapena na abertura, a   Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realiza nesta quarta-feira (29), no Sest-Senat Araraquara, a 2ª edição extra do treinamento para a “Operação SP Sempre Alerta, Chuvas de 2025”.


O treinamento foi idealizado considerando os eventos climáticos que a cada dia mais atingem o Estado de São Paulo e o alto número de solicitações para capacitações nas regiões em que não operam os Planos Preventivos de Proteção e Defesa Civil, voltados para o período chuvoso.


Vale ressaltar que o treinamento é regionalizado e, por isso, envolve as Regionais de Araraquara objetivando especializar agentes municipais de Proteção e Defesa Civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso e demais ações pertinentes.

Publicidade


Os temas apresentados abrangem previsão meteorológica para o período de verão que se aproxima, os procedimentos dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), critérios e componentes do Kit Verão e atendimento pré-hospitalar em meio ao desastre.


Plano de Gestão

O coordenador executivo de Segurança-Defesa Civil de Araraquara, Coronel Alexandre Luís dos Santos, explica que a Defesa Civil do município de Araraquara possui um Plano de Gestão focada na prevenção de riscos.


Atualmente, o município conta com os serviços de alerta públicos em casos de emergências e esse tipo de evento de Capacitação e Treinamento de Chuvas De Verão possibilita uma ação mais eficaz e planejada durante o verão.


“O intercâmbio com os 26 municípios da nossa Regional Defesa Civil R-12 contribui muito para fortalecer a capacidade de resposta e permitir também implantar os Núcleos de Defesa Civil nos bairros por intermédio dos voluntários da Defesa Civil”, acrescenta o Coronel Alexandre Luís dos Santos.