Governador confirma creches no Adalberto Roxo e Parque Gramado

Em reunião com Alckmin, prefeito também pediu recursos para vicinal de Bueno e reforma do antigo prédio do Fórum

Fotógrafo: João Pires/LBF
01/12/2011 - 02h09

O governador Geraldo Alckmin autorizou a construção de duas creches em Araraquara, nos bairros Adalberto Roxo e Parque Gramado. A confirmação foi feita durante reunião com o prefeito Marcelo Barbieri, no Palácio dos Bandeirantes, nessa quarta-feira (30).
O pedido foi protocolado pelo prefeito em setembro, após o lançamento, pelo governador, do Programa Paulista de Creche, desenvolvido por meio das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social. O programa prevê a construção de mil unidades em todo o Estado. De acordo com Marcelo, a Prefeitura vai finalizar a documentação necessária para começar as obras no início de 2012. 
“Com a autorização do governador Geraldo Alckmin, Araraquara conquista mais um importante avanço na educação infantil, de zero a cinco anos, principalmente em duas regiões que já estão tendo um grande crescimento. Vamos oferecer uma educação de qualidade e dar a oportunidade para que as mães possam trabalhar com tranquilidade”, afirma Marcelo. De acordo com ele, um dos critérios para a escolha das cidades contempladas pelo programa estadual é o índice de mulheres no mercado de trabalho.
As novas unidades serão construídas e equipadas pelo Estado e caberá à administração municipal a responsabilidade pelas despesas de custeio necessárias para o funcionamento e manutenção das creches, como folha de pagamento, água, energia elétrica, materiais de consumo e outras.
Os edifícios atenderão aos padrões de sustentabilidade e acessibilidade previstos na legislação. Os projetos adotam o aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia.

Mais recursos

Durante a audiência com o governador, o prefeito Marcelo Barbieri também pediu o apoio do Estado na recuperação da estrada que liga Araraquara ao Distrito de Bueno de Andrada. O trecho da vicinal ARA 080 que necessita de de recapeamento asfáltico possui cerca de 12 km e o investimento estimado nas obras é de R$ 7 milhões.
O prefeito destacou que pela via passam diariamente mais de 8 mil veículos e Araraquara conta com o apoio do governador Alckmin para restaurar a capa asfáltica da estrada que está com o pavimento bastante deteriorado. A Prefeitura já fez as baias de ônibus, defensas metálicas e duplicação até a entrada do Jardim Maria Luiza.
O prefeito também apresentou ao governador o pedido de reforma da ala antiga do prédio do Fórum Juiz Macedo Couto. O Governo do Estado, com contrapartida da Prefeitura, está concluindo a ampliação do espaço com a construção de dois pavimentos, com total acessibilidade.