Fundo Social de Solidariedade lança curso profissionalizante em parceria com projetos sociais

Iniciativa oferece capacitação gratuita na produção de ovos de Páscoa para fortalecer o empreendedorismo e a autonomia financeira de famílias em situação de vulnerabilidade

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
10/02/2025 - 22h13

Reafirmando o compromisso da Prefeitura de Araraquara com ações sociais e de cidadania voltadas à população em situação de vulnerabilidade, o Fundo Social de Solidariedade anunciou a abertura de um curso profissionalizante gratuito voltado à produção de ovos de Páscoa.


A iniciativa foi definida em reunião nesta segunda-feira (10), com a presença da presidente do Fundo Social, Daiana Lapena, os empresários do ramo de confeitaria Camila Rico e Antônio Deliza Neto, o vereador Lelo, e o presidente da Associação de Servidores Públicos de Araraquara (ASPA), Adílson Custódio. O encontro consolidou a parceria para a realização do curso, que ocorrerá na cozinha da ASPA e atenderá pessoas cadastradas no CRAS, com idade a partir de 16 anos.


Com carga horária de quatro horas, as aulas terão início no próximo dia 18 e têm como principal objetivo proporcionar capacitação e fomentar o empreendedorismo comunitário, fortalecendo a autonomia financeira das famílias. Com a Páscoa se aproximando, a iniciativa surge como um passo importante para quem busca uma nova fonte de renda e um futuro mais próspero.

 
Daiana Lapena afirma que a proposta do Fundo Social é ampliar as oportunidades para que os alunos adquiram conhecimento técnico e possam transformar essa experiência em fonte de renda. "Nosso foco é dar continuidade aos cursos profissionalizantes, pois sabemos que, além da capacitação técnica, essa iniciativa representa a possibilidade de uma nova trajetória de vida para muitas pessoas”, ressalta.


Durante a reunião, Adílson Custódio, presidente da ASPA, colocou as instalações da entidade à disposição para a realização de futuros cursos profissionalizantes que a Prefeitura venha a promover.


A parceria foi proposta pela professora do curso, Camila Rico, que propõe a precificação e divulgação para venda nas redes. Já o material a ser utilizado pelos alunos é fruto de doação do empresário Antônio Deliza, que vê na empreitada uma ótima oportunidade de expansão na mão de obra de doceira a ser colocada à disposição no mercado de trabalho.


A primeira-dama destacou ainda, que a expectativa é contar com mais parceiros para que novos cursos sejam oferecidos. “Com a colaboração da iniciativa privada, conseguiremos ampliar o impacto das ações sociais e oferecer alternativas reais para que essas pessoas conquistem autonomia financeira”, concluiu.