Exposição Mata Atlântica fica até sábado em Araraquara

Mostra de Lauro Monteiro explora temas da fauna e flora brasileira no Gris Ateliê

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/12/2011 - 02h02

Termina neste sábado, dia 3/12, a exposição Mata Atlântica de Lauro Monteiro, com degustação de cachaças artesanais de Paraty e um bate-papo com o artista, das 9h às 12h, no Gris Ateliê.
A mostra explora a fauna e flora brasileira e reúne pinturas em tela, papel e cerâmica. “É uma visão ligeira e contemplativa da mata atlântica ao meu redor", afirma o artista, que há quatro anos mora em Paraty (RJ).

Na técnica de pintura em papel, as novas obras exploram temas da fauna e flora, com pinceladas e traços rápidos, sem preocupação formal e realista. Medindo 15x 20 cm, as aquarelas são ideais para pequenos espaços e cantos de leitura na decoração de interiores.

Já nas peças de cerâmica, o artista desenvolve uma técnica particular na decoração da cerâmica utilitária usada em áreas externas, como vasos cachepôs para jardim vertical, entre outras.
 
As telas em acrílico , em sua maioria de dimensões quadradas - 15x15 cm a 60x60 cm – permitem que o colecionador possa montar sua própria visão da mata atlântica. Elas dão a impressão de aquarela, característica marcante de Monteiro ao longo dos 40 anos de estudos e pesquisas nas artes plásticas. Segundo o artista, as obras são perfeitas para ambientes pequenos ou grandes, como espaços informais de convivência, lounges ou casas de veraneio.

Com o final da mostra, as peças estarão à venda no ateliê de Lauro Monteiro em Paraty, no Guapo em Araraquara e no Armazém de Maria, em São Carlos.