Sucessivas forças-tarefa encontram dezenas de criadouros pela cidade; Prefeitura elabora plano de ação para comportar a crescente procura por atendimento
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
18/02/2025 - 00h03
Em mais um fim de semana de força-tarefa contra a dengue, as equipes de agentes de combate a endemias percorreram as regiões do Centro e Santana. Nos 357 imóveis vistoriados, foram encontrados e eliminados pelo menos 18 criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti. Simultaneamente, foi realizada nebulização em 155 imóveis. Os caminhões da prefeitura recolheram 1,7 tonelada de materiais volumosos e mais de duas toneladas de madeira. O número de locais fechados ou inacessíveis totalizou 476.
Aumento de casos e internações preocupa
Nos últimos dias houve um aumento considerável nos números da dengue, chegando à marca de 748 casos confirmados, com oito internações, além dos 357 em análise, aguardando resultados de exames. Outros 699 foram descartados.
Diante desses números, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde elaboraram um plano de ação, com o objetivo de preparar a rede para comportar a demanda e garantir atendimento a toda a população. Entre as estratégias está a decisão de reativar o dengário. A estrutura já está sendo preparada e montada, recebendo o mobiliário e os medicamentos, e deve começar a atender os pacientes em breve.
Já no decorrer desta semana, seis unidades de saúde estarão abertas em horário estendido, até as 20h30: Selmi Dei 4, Cecap, Santa Angelina, Vale do Sol, Vila Melhado e Jardim Paulistano.
O secretário de Saúde, Dr. Abelardo Ferrarezi de Andrade, se reuniu na manhã desta segunda-feira (17) com os subsecretários da pasta e com o governo para debater as ações estratégicas. "Nós acabamos de apresentar o projeto de ações para o enfrentamento da dengue. Iniciaremos com o atendimento em toda a rede básica de saúde. Nós temos 34 unidades e todas elas estarão atendendo, e em cada uma haverá de três a quatro pontos para hidratação. Seis unidades terão atendimento em horário estendido, com médico e profissionais para atender e hidratar os pacientes. Além destes, teremos mais seis novos pontos de hidratação na UPA do Valle Verde, na qual aumentaremos o número de médicos, e também na da Vila Xavier, onde colocaremos mais cinco pontos e um médico atendendo durante o dia todo. Teremos mais 10 a 12 pontos de hidratação no hospital de retaguarda no Melhado, e ainda estamos estudando outros locais, caso a epidemia venha muito forte", destaca o secretário.
Em relação ao dengário, Dr. Abelardo reafirma que os esforços estão concentrados para que os atendimentos comecem a partir do final da semana. "No dengário estão previstos cerca de 35 pontos de hidratação. Acreditamos que seja suficiente, e que poderemos atender 400 pacientes ao dia. Fora as UPAs, que estarão atendendo normalmente também. Com este plano de ação será possível desafogar as UPAs".