Vaz Filho ganha dispositivo viário que dá segurança para travessia no Jardim América

Serviço atende solicitação dos vereadores Boi e Tenente Santana

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/12/2011 - 02h14

Os vereadores Aluisio Braz, o Boi (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Araraquara, e Tenente Santana (PSDB) estiveram no Jardim América, acompanhados do vereador Serginho Gonçalves (PMDB) e do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Coronel Cid Monteiro de Barros, na confluência da Avenida Francisco Vaz Filho com as ruas Antonio Tavares Pereira Lima e São José do Rio Preto, onde a equipe da secretaria está concluindo a implantação de um dispositivo viário para dar segurança aos veículos e pedestres que circulam pela região, principalmente os que precisam fazer a travessia da Vaz Filho. O serviço foi objeto de reivindicações feitas pelos parlamentares, atendendo um elenco de pedidos e reclamações dos moradores e comerciantes da região.

No local há supermercado, posto de combustíveis, um centro comercial em construção, loja de móveis nas proximidades, além de diversos outros estabelecimentos comerciais e residências.“A travessia da Vaz Filho era sempre muito perigosa e com a presença de muitos caminhões estacionando e circulando pelo local, os moradores dos bairros próximos precisavam dar uma grande volta para atravessarem a Vaz Filho”, relatou Boi. Já Tenente Santana se apoiou nas estatísticas da ocorrência de acidentes para sustentar o pedido feito à secretaria, assunto que tem experiência por ter atuado diversos anos no setor de trânsito da Polícia Militar. “As colisões ocorriam constantemente. Era um cruzamento muito perigoso. Além do mais existem os estabelecimentos comerciais, que com este novo dispositivo não serão mais prejudicados pelas restrições de circulação que haviam sido impostas no período anterior”, apontou Santana.

O referido cruzamento recebeu um conjunto de semáforos sincronizado a toda rede de semáforos da Avenida Francisco Vaz Filho para que ocorra a “onda verde”, sinalização de solo e aérea. Além disso, em um pequeno trecho da Rua São José do Rio Preto, próximo à confluência com a Vaz Filho, ao lado do supermercado, foi proibido o estacionamento de veículos para evitar que seja encoberta a visão dos motoristas. O vereador Boi entende que o dispositivo também aumenta a segurança para os pedestres. “Era uma aventura atravessar as ruas. Em momento de pouco movimento alguns veículos circulavam com maior velocidade aumentando o perigo para os pedestres.

Já quando havia muito carros, os pedestres não tinham espaço para a travessia”. O sistema de sinalização já está em funcionamento e nos próximos dias a Prefeitura deve executar serviços para a conclusão dos canteiros centrais e dos alinhamentos geográficos.