Araraquara terá projeto de descarte correto de medicamentos

Grupo Pão de Açúcar e Eurofarma escolheram a cidade para expansão do projeto já desenvolvido na capital paulista

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/12/2011 - 02h16

O prefeito Marcelo Barbieri recebeu, na tarde dessa quinta-feira (1), representantes do Grupo Pão de Açúcar. Na reunião, foi apresentado o projeto de descarte correto de medicamentos desenvolvido pelo Grupo em parceria com a Eurofarma Laboratórios.

O projeto tem como foco conscientizar a população sobre a maneira correta de descartar todos os tipos de medicamentos e oferecer o local adequado para que seja feito o descarte. O projeto foi implantando em 2010 na cidade de São Paulo e já tem à disposição da comunidade 23 urnas em drogarias do Grupo.

“Esse é um projeto importante, amparado pelo Grupo Pão de Açúcar e Eurofarma e que vai muito além do beneficio ao meio ambiente, pois cuida também da saúde da própria população”, disse o prefeito.

Segundo o diretor de Relações Instituicionais, Paulo Pompilio, o Grupo Pão de Açúcar ao decidir expandir o projeto, buscava uma cidade com o perfil adequado e preocupada com o meio ambiente. “Araraquara tem essas características e conta com um prefeito engajado com as políticas ambientais que procurávamos”, ressaltou.

O lançamento do projeto está previsto para o dia 12 de dezembro, na drogaria do Hipermercado Extra. “O projeto de descarte correto dos medicamentos é um grande desafio para a empresa, para o Poder Público, mas também para o consumidor, que a partir da conscientização será o agente que colocará o projeto em prática”, reforçou Paulo.

Na urna deverão ser descartadas as embalagens primárias de medicamentos (aquelas que têm contato direto com o fármaco), blisters, frascos, bisnagas entre outros, além de perfuro cortantes como agulhas e ampolas e também medicamentos vencidos ou fora de uso.

As caixinhas dos medicamentos, assim como as bulas, deverão ser destinadas ao lixo reciclado.

Também participaram da reunião o gerente de Operações das Drogarias do Grupo Pão de Açúcar, Pedro Paulo Becker Silva, e os secretários municipais Paulo Maranata (Serviços Públicos), Alessandra de Lima (Planejamento Urbano) e José dos Reis Santos Filho (Meio Ambiente), entre outros representantes do Governo.