Secretaria do Meio Ambiente promove plantio de árvores no Parque do Basalto

Ação de compensação das emissões de carbono teve a participação da comunidade, e faz parte da Semana Municipal de Conscientização Acerca das Mudanças Climáticas

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
13/03/2025 - 19h30

Na manhã desta quarta-feira (12), foi realizado um plantio de árvores no Parque Natural Municipal do Basalto, como parte da programação da Semana Municipal de Conscientização Acerca das Mudanças Climáticas. As atividades, realizadas pela secretaria do Meio Ambiente, vão até sexta-feira, 14 de março.

Com a supervisão dos servidores da secretaria, munícipes e estudantes do curso de Biologia da Uniara, além de 37 alunos do CER Rubens Cruz II, foram incentivados a colocar as mãos na terra e plantar algumas das 252 mudas de árvores nativas na área verde adjacente ao parque. Foram escolhidas espécies típicas tanto da Mata Atlântica quanto do Cerrado dentre as que estavam disponíveis no viveiro municipal e as obtidas por meio de outros parceiros.

Para Valter Iost, chefe da divisão de Educação Ambiental, a atividade é importante para reconectar as pessoas ao meio ambiente natural, principalmente as crianças. "Muitas crianças hoje têm acesso a vários tipos de tecnologia, mas criou-se um distanciamento entre a criança e a natureza. Então, pôr a mão na terra, pegar uma muda de árvore e plantar, observar a importância da árvore para a natureza, saber que ela é um ser vivo e é importante para nós, cria um sentimento de pertencimento na criança, e vai fazer com que ela cresça sendo uma cuidadora do meio ambiente, da natureza e das árvores".

Essa ação faz parte do projeto “Carbono Zero +Verde – Cinza”, que tem como objetivo compensar o que foi lançado de CO2 na atmosfera com a queima dos diferentes combustíveis utilizados nos veículos da secretaria. O setor contabilizou, durante o ano de 2024, a quilometragem rodada com os veículos e calculou a quantidade de carbono emitida: um total de 4,044 toneladas de dióxido de carbono (CO2), que demanda o plantio de 252 árvores nativas como compensação ambiental. A secretaria reforça, portanto, sua responsabilidade em contribuir para os Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável.

A subsecretária de Projetos, Qualidade e Gestão Ambiental, Marina Sacchi Ferreira, considera a conscientização um fator determinante na proteção ao meio ambiente. "A mensagem que essa semana das mudanças climáticas deixa para toda a população é que, com um pouquinho do que a gente faz no nosso dia a dia, é possível ter um impacto muito positivo no nosso ambiente, na nossa cidade". Valter Iost concorda e complementa: "O principal objetivo dessas atividades é despertar, sensibilizar, conscientizar, para que as pessoas parem de ficar apenas no discurso e realmente promovam ações que possam mitigar o aquecimento global".

A vereadora Fabi Virgílio (PT) esteve presente no evento representando a Câmara Municipal.